O Bounce Rate, também conhecido como Taxa de Rejeição, é uma métrica que indica a porcentagem de visitantes que saem do seu site após visualizar apenas uma página.
Uma alta taxa de rejeição pode significar que o seu site não está atraindo e retendo o interesse dos usuários, o que pode afetar negativamente o seu desempenho nos mecanismos de busca e nas conversões.
Neste post, vamos explicar o que é o Bounce Rate, como ele é medido, quais são os fatores que influenciam essa métrica e como você pode reduzi-la para melhorar a experiência dos seus visitantes e os resultados do seu site.
O que é Bounce Rate (Taxa de Rejeição)?
A Taxa de Rejeição, também conhecida como Bounce Rate, é a métrica responsável por apresentar aos gestores o quanto os leads estão ou não interagindo em suas páginas, ou seja, quando a sessão dos mesmos dura um curto tempo.
Dessa maneira, essa métrica é calculada a partir do número de pessoas que entraram em alguma página e não realizaram nenhuma ação, saindo do site logo em seguida.
Diante desse cenário, nem sempre um alto valor da taxa de rejeição implica em algo ruim, um exemplo claro é sites que dependem de um número de visualizações de páginas maior, nesses casos um valor alto para taxa de rejeição é considerado ruim.
Por outro lado, sites como blogs que necessitam que o usuário navegue por diversos links e interaja entre as páginas, um alto valor de Bounce Rate é considerado normal.
Importância de acompanhar o Bounce Rate
Como todas as métricas, é importante um acompanhamento recorrente. Dessa maneira, os objetivos da empresa ficam definidos e consequentemente a forma de analisar a taxa de rejeição também.
Com objetivos bem definidos, é possível observar se as técnicas utilizadas para captação e retenção de leads (como o caso dos calls to action) estão sendo efetivas, e caso a resposta seja negativa, mudar a rota e as metas para novos resultados.
Quando se trata de tráfego pago, o gestor precisa estar ainda mais atento ao valor obtido da taxa de rejeição, isso porque existe um valor monetário sendo investido que não está sendo revertido como lucro para a empresa.
Além disso, mais recentemente, o Google Ads passou a inserir no cálculo que determina o índice de qualidade dos anúncios o valor da taxa de rejeição. Ou seja, quanto maior o valor da taxa de rejeição da página de redirecionamento do anúncio, menor o índice de qualidade e maior o valor da campanha.
Como medir o Bounce Rate (Taxa de Rejeição)?
Para medir o Bounce Rate, é necessária a realização de uma conta simples, basta dividir o número de visitantes que entraram e rapidamente saíram do seu site pelo total de visitas obtidas.
Essa técnica, porém, não mostra detalhadamente onde pode se encontrar o real problema que está causando a taxa de rejeição. Dessa maneira, existe algumas ferramentas que podem realizar uma análise mais completa dessa métrica, confira:
- Google Analytics;
- Plataformas de ecommerce;
- Análise de logs do servidor;
As ferramentas citadas acima são capazes de rastrear minuciosamente as páginas, além de oferecer diversos insights sobre os dados encontrados.
Como o Bounce Rate afeta o seu site?
A taxa de rejeição pode afetar as páginas em diversos aspectos, dessa maneira, o valor dessa métrica pode ser analisado de acordo com os objetivos da empresa. Confira algumas formas em que a taxa de rejeição pode afetar seu site:
- Conteúdos relevantes: um número alto da taxa de rejeição pode indicar que o conteúdo encontrado na página não está sendo relevante o suficiente para sanar as dúvidas do leitor ou até mesmo não atendeu as expectativas;
- Experiência do Usuário: o valor alto de uma taxa de rejeição pode representar uma insatisfatória experiência de usuário, que muitas vezes pode ser relacionada a um design confuso, velocidade baixa de carregamento e etc;
- SEO (Search Engine Optimization): um valor alto da taxa de rejeição pode representar para os mecanismos de buscas que o conteúdo publicado não é relevante o suficiente. Dessa forma, essa métrica pode acabar impactando negativamente o posicionamento nos mecanismos de busca.
O que fazer para diminuir a Taxa de Rejeição?
Existem diversas técnicas capazes de auxiliar no processo de diminuição da taxa de rejeição.
Confira algumas dessas técnicas que podem ser aplicadas de forma a garantir que as páginas estejam entregando uma boa experiência de usuário e consequentemente, indo de encontro a uma baixa taxa de rejeição:
Priorize a experiência do usuário
Os conteúdos por mais que completos e ricos em aprendizado e informações, é extremamente importante para um blog, o que muitos produtores de conteúdo devem se manter focados é garantir também uma boa experiência de usuário.
Dessa forma, textos extensos, sem formatação adequada, sem imagens ou exemplos, colaboram significativamente para que o leitor deixe a página sem iniciar a leitura do artigo.
Invista em textos com parágrafos curtos, com uma boa escalabilidade, com as informações organizadas e que faça com que o usuário sinta a necessidade de continuar a leitura do artigo.
Faça linkagens internas
O uso de links internos faz com que os leitores naveguem entre páginas dentro do blog, fazendo com que o tempo de permanecimento seja maior, mostrando que o conteúdo atingiu seu público alvo e consequentemente a taxa de rejeição diminui.
Um detalhe importante, é que esses links devem ser colocados em palavras estratégicas e conteúdos que existam dentro do blog. Dessa maneira, o usuário tende a ter uma boa experiência de usuário, encontrando diversos conteúdos que possam solucionar suas dúvidas.
Use CTAs
CTAs – Calls to Action, as “chamadas para ação” quando bem escritas são ótimas estratégias para conversão e captação de leads. Isso ocorre, pois essa estratégia tende a reter a atenção do leitor, fazendo com que a taxa de rejeição diminua.
Normalmente essa ferramenta é utilizada para oferecer algum benefício ao leitor, como materiais ricos, newsletter de acordo com o perfil do cliente ou determinada consultoria com um especialista no assunto.
Cuidado com os pop-ups
Em determinadas campanhas, muitas empresas acabam investindo em pop-ups, isso porque, essa técnica é excelente para conversão de leads.
Dessa forma, quando usado moderadamente e da forma correta, podem ser um aliado para estratégias de marketing.
Porém, tenha cuidado com o uso exagerado, isso porque tende a fazer com que os leads se sintam desconfortáveis com o uso exagerado dessa ferramenta, impactando negativamente a experiência do usuário.
Atenção a velocidade de carregamento
Quando uma página se encontra pesada, a mesma tende a demorar um tempo considerável de carregamento, fazendo que o usuário sinta vontade de abandonar a página.Para auxiliar nesse processo de mensurar a velocidade de carregamento da página, existem diversas ferramentas, como é o caso do PageSpeed.