Em um contexto cada vez mais conectado, a presença online das empresas é vital para o sucesso dos negócios. Nesse cenário, o Google Meu Negócio surge como ferramenta indispensável para a promoção das empresas no ambiente virtual.
Essa plataforma, oferecida gratuitamente pelo Google, permite que as empresas gerenciem e atualizem suas informações online, como horário de funcionamento, localização e contato.
Além disso, o Google Meu Negócio facilita a interação com os clientes, por meio de avaliações, chat online e atualizações nas postagens. Sendo assim, nos próximos tópicos você irá descobrir um pouco mais sobre esse assunto!
O que é o Google Meu Negócio?
O Google Meu Negócio refere-se a uma ferramenta gratuita orientada para a divulgação de empresas no ambiente online, ou seja, após a realização de um cadastro, as informações do negócio aparecem no Google Search e Google Maps.
Nesse contexto, é uma estratégia que permite encontrar clientes em potencial, haja vista que, ao realizar uma busca, a ferramenta divulga algumas opções disponíveis no mercado, evidenciando informações sobre o negócio, como:
- localização;
- número de contato;
- período de funcionamento;
- horário de maior movimento;
- informações sobre produtos ou serviços;
- perguntas e respostas;
- cronograma de eventos, entre outros.
Dessa forma, ao aderir ao Google Meu Negócio, as empresas conseguem aumentar a visibilidade de seus negócios, bem como construir um relacionamento mais próximo com os clientes.
Como funciona o Google Meu Negócio?
O funcionamento do Google Meu Negócio é pautado no fornecimento de informações sobre uma empresa, ou seja, é semelhante a uma biblioteca que proporciona dados relevantes sobre uma organização.
Nesse sentido, quando uma pessoa realiza a busca de um produto, serviço ou departamento, o Google Meu Negócio apresenta uma lista de empresas relacionadas à pesquisa.
Sendo assim, as empresas são apresentadas de acordo com sua importância e localização geográfica, ajudando os usuários a descobrirem as alternativas mais apropriadas em sua área.
Dessa maneira, o Google Meu Negócio é uma plataforma que auxilia o gerenciamento da presença online das empresas, o que facilita a exibição de informações atualizadas e pertinentes aos usuários.
Quais as vantagens do Google Meu Negócio?
O Google Meu Negócio oferece diversas vantagens às empresas, como:
Maior confiabilidade
De acordo com dados fornecidos pela própria empresa, organizações que confirmam as informações do Google Meu Negócio são mais confiáveis do ponto de vista dos clientes.
Mais cliques
As empresas que vinculam fotos ao Google Meu Negócio atingem maior demanda de rotas de carro no Google Maps e mais visitas nos sites em comparação a outros negócios.
Simplificação na avaliação do desempenho
O Google Meu Negócio fornece diversas informações para que as empresas consigam avaliar o desempenho de seu negócio. Dessa forma, as empresas têm acesso aos seguintes dados:
- origem dos clientes;
- como os clientes realizaram a pesquisa;
- quantidade de ligações efetuada pelos clientes a partir do número fornecido pela plataforma;
- número de pedidos de rota solicitados;
- total de cliques no site.
Ser visível para os clientes no momento adequado
Com o Google Meu Negócio, as empresas conseguem estabelecer um contato com os clientes em etapas mais avançadas da jornada de compra. Isso permite oferecer uma solução compatível com as buscas dos consumidores.
Aumento do alcance de uma empresa
A plataforma Google Meu Negócio aumenta a visibilidade das empresas, justamente, por promover a imagem da empresa nos resultados das buscas dos clientes.
Assim, as empresas conseguem atrair consumidores de diversas localidades do país.
Maior interação com o público
O Google Meu Negócio, por permitir comentários sobre as soluções oferecidas e a experiência com a marca, aumenta a interação da organização com os consumidores.
Dessa forma, os clientes podem contribuir com avaliações para corporação e expressar ideias, ponto de vista, críticas e dúvidas.
A empresa, por outro lado, interage respondendo comentários, compartilhando atualizações e adicionando imagens para estimular um maior envolvimento e interesse em suas ofertas.
Como cadastrar uma empresa no Google My Business?
O cadastro no Google My Business pode ser realizado da seguinte maneira:
1. Acesse a página do Google Meu Negócio e realize o login
Primeiramente, acesse o site Google Meu Negócio e realize o login com os dados da conta do Gmail.
2. Preencha as informações
Após realizar o login, é preciso preencher um formulário com todos os detalhes da sua empresa, incluindo razão social, telefone de contato, horário de trabalho e setor de atuação do seu empreendimento.
3. Confirme a autorização para administrar o negócio
No instante da realização do cadastro, as informações de contato e endereço aparecerão encobertas por caixas azuis.
Após isso, certifique-se que as informações estão corretas e preencha a caixa de gerenciamento para conseguir administrar o seu perfil.
4. Confirme o local do seu negócio
O local da empresa também precisa ser informado, a fim de que ele possa aparecer no Google Maps e nos resultados de busca.
Isso pode ser realizado por intermédio de um código encaminhado pelo Google via Correios ao endereço registrado.
Após adquirir o código, faça o login na conta do Google Meu Negócio e clique na caixa vermelha com a construção ‘’Confirmar agora’’ e prossiga com as orientações fornecidas na correspondência para finalizar o cadastro.
Como otimizar o Google Meu Negócio?
Logo abaixo, você encontra alguma dicas de como otimizar o Google Meu Negócio:
Atualize constantemente seu perfil
Manter as informações da sua empresa, como horário de funcionamento e número de contato, atualizadas é fundamental para que os clientes tenham acesso a dados corretos.
Promova interação no perfil da empresa
As empresas devem estimular seus consumidores a deixarem avaliações sobre os produtos ou serviços adquiridos.
Após as avaliações, a empresa deve responder cada um dos comentários, haja vista que, além de evidenciar o compromisso da marca com os clientes, promove a interação entre as partes.
Além disso, os feedbacks recolhidos servem de base para melhorias na empresa.
Utilize o Google Postagens
O Google Meu Negócio apresenta um recurso de postagens, podendo ser no formato de texto, vídeo, foto e eventos.
No entanto, as postagens, por apresentar uma duração de uma semana, devem ser atualizadas semanalmente.
Permita agendamentos
Além do recurso de postagens, o Google Meu Negócio permite a realização de agendamentos para que os consumidores consigam marcar um horário para visitar os estabelecimentos.
Quando os clientes buscam por um serviço, são direcionados para uma landing page para o agendamento. Ao preencher as informações, o cliente verifica os horários disponíveis e as orientações para a reserva.
Habilite a troca de mensagens
O Google Meu Negócio oferece um recurso de troca de mensagens, o qual permite uma comunicação direta dos clientes com a empresa para esclarecer dúvidas.
Assim, é fundamental que a empresa verifique constantemente as mensagens do chat.
Integração com o Google Maps
Com a integração do Google Meu Negócio com o Google Maps, as informações das empresas passaram a se concentrar em um único local.
Essa integração permite aumentar a visibilidade das empresas, bem como impulsionar o alcance de novos clientes interessados nas soluções oferecidas pela empresa.
Lidar com os comentários negativos
Aprender a lidar com os feedbacks negativos é fundamental para manter uma reputação positiva da sua empresa. Nesse sentido, diversas estratégias podem ser implementadas para assegurar uma imagem favorável:
- identifique o contexto e os envolvidos para compreender melhor o caso e atuar de forma mais apropriada;
- faça uma análise cuidadosa da situação antes de responder;
- responda com rapidez;
- dialogue para encontrar uma solução.
Além disso, pode ocorrer situações em que o comentário viola as políticas do Google. Assim, é essencial compreender as diretrizes e, se houver discordâncias, denuncie a violação.