Amplifique o gerenciamento financeiro da sua empresa com o DRE!

O Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE) é uma ferramenta fundamental na gestão financeira das empresas, fornecendo uma visão detalhada e estruturada do desempenho financeiro em um período específico.

Nesse viés, esse relatório, além de evidenciar se a empresa obteve lucro ou prejuízo, analisa as receitas, os custos e as despesas que influenciam diretamente nos resultados financeiros. 

Nos próximos tópicos, exploraremos um pouco mais o DRE, evidenciando sua importância para o gerenciamento empresarial. 

O que é DRE?

O DRE, sigla para Demonstrativo de Resultados do Exercício, refere-se a um relatório que permite uma visualização econômica abrangente das atividades operacionais e não operacionais de uma empresa em um período específico

Esse relatório permite a compreensão da saúde financeira da corporação, ou seja, indica se houve lucro ou prejuízo. Além disso, demonstra os fatores que levaram aos resultados, permitindo a tomada de decisões estratégicas

Apesar do relatório ser confeccionado anualmente por exigências legais, o DRE também pode ser elaborado mensalmente para cumprir objetivos administrativos e gerenciais, bem como para garantir previsibilidade na receita

Dessa forma, essa prática torna o Demonstrativo de Resultados do Exercício uma das ferramentas mais eficazes de análise de resultados pelos gestores de diversos patamares de uma empresa. 

Qual a importância do DRE?

Em conjunto com o Demonstrativo de Fluxo de Caixa e o Balanço Patrimonial, o DRE consiste em um importante relatório de gestão, bem como uma eficaz ferramenta de análise da saúde financeira de uma empresa

Nesse contexto, com o DRE, a organização empresarial é capaz de analisar a sua capacidade de gerar lucros e, caso necessário, realizar ajustes administrativos para impulsionar os ganhos empresariais. 

Sendo assim, ao evidenciar o estado da empresa, é possível apresentar uma gestão mais direcionada para a eficiência e a competência, adaptando-se  aos interesses dos usuários.

Além disso, o Demonstrativo de Resultados do Exercício oferece aos gestores e administradores elementos cruciais para orientar durante a tomada de decisões, tornando os processos mais estratégicos. 

Como fazer um DRE?

O DRE precisa ser elaborado por um contador registrado no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) e deve seguir um padrão de informações quando realizadas para fins legais, independente do tamanho ou natureza do negócio. 

Nesse sentido, segundo a Lei 6.404/1976, Artigo 187 (e sua alteração pela Lei 11.638/2007), os dados detalhados na DRE deve apresentar: 

  • A receita bruta das vendas e dos serviços efetuados, abrangendo deduções, descontos e impostos;
  • A receita líquida das vendas e serviços, com custo dos produtos e serviços vendidos, bem como o lucro bruto;
  • Os gastos relacionados às vendas e às despesas financeiras, operacionais, administrativas e gerais;
  • O lucro ou prejuízo operacional, em conjunto com outras receitas e despesas;
  • O resultado do exercício antes da aplicação Imposto de Renda e a provisão correspondente a esse imposto;
  • Os valores referentes a debêntures, colaboradores, administradores e outro beneficiários, incluindo ferramentas financeiras, instituições, fundos de assistência ou previdência de empregados;
  • O lucro ou prejuízo líquido do exercício e seu valor por cada ação do capital social. 

Dessa maneira, é importante ressaltar a obrigatoriedade da elaboração do DRE em todas as empresas anualmente, exceto para MEI

Qual a estrutura do DRE? 

A estrutura do DRE é composta por diversas métricas, as quais possibilitam a compreensão da saúde financeira da organização empresarial. Confira, logo abaixo, quais são elas: 

1. Receita de vendas 

A entrada de recursos financeiros no caixa ou no patrimônio da corporação, seja em dinheiro, seja em direitos, como crédito registrado que garantam a propriedade de bens ou mercadorias. Abrange: 

  • Receita provenientes da venda de produtos;
  • Serviços prestados;
  • Juros recebidos;
  • Royalties;
  • Dividendos. 

2. Deduções de impostos 

Integra as devoluções de vendas, descontos concedidos e deduções de impostos aplicáveis diretamente sobre vendas, a exemplo de ICMS, ISS, entre outros. 

3. Receita líquida 

A receita líquida consiste no resultado da receita após descontar as deduções. 

4. Custos de venda 

O Custo dos Produtos Vendidos (CPV), Custo das Mercadorias Vendidas (CMV) e Custo dos Serviços Prestados (CSP) evidenciam as despesas relacionadas à produção dos produtos ou estruturação de um serviço. 

Nesse sentido, os custos de vendas abrangem gastos com matéria-prima, logística, distribuição e entre outras despesas. 

5. Lucro bruto

O lucro bruto consiste na diferença entre a receita líquida e os custos da fabricação. 

6. Despesas fixas 

As despesas fixas consistem nos recursos aplicados para garantir o funcionamento da empresa, como conta de água, luz, energia, aluguel, manutenção e telefone. 

7. Despesas com vendas 

Despesas com comissões e gastos relacionados ao período de pós-venda

8. Despesas financeiras 

As despesas com juros e multas podem ser categorizadas como despesas financeiras. Além disso, também abrange o ramo de exportações, importações e variações cambiais. 

9. Resultados antes do IRPJ e CSLL

Inclui os resultados das contas listadas acima, excluindo o efeito dos impostos sobre a receita. 

10. IRPJ e CSLL

O Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) consistem em impostos incididos diretamente sobre o faturamento. 

No entanto, pensando nas empresas que optaram pelo Simples Nacional, esses impostos não são aplicados, já que também os mesmos também incidem sobre a receita bruta. 

11. Resultado Líquido 

O resultado líquido é obtido ao subtrair os impostos e as taxas pagas do lucro bruto. Nesse sentido, esse valor representa o resultado financeiro de uma empresa em um período específico. 

Sendo assim, o resultado líquido é fundamental para a obtenção de financiamentos, investimentos ou distribuição entre membros da equipe. 

Qual a diferença entre Balanço Patrimonial e DRE? 

O Balanço Patrimonial proporciona uma visualização da situação de uma empresa em determinado momento, evidenciando os ativos, passivos e o patrimônio líquido. 

O DRE, por sua vez, é responsável por evidenciar o de empresa ao longo de um intervalo de tempo específico, ressaltando receitas e despesas para realizar o cálculo do lucro ou prejuízo. 

Dessa maneira, pensando em uma empresa focada na venda de produtos, o Balanço Patrimonial e o DRE, evidenciam: 

Balanço Patrimonial: 

  • Valor dos produtos em estoque;
  • Valores que serão recebidos dos clientes;
  • Contas que devem ser pagas aos fornecedores em datas específicas.

DRE:

  • Valor recebido com a venda de produtos;
  • Custos associados à produção e às vendas;
  • Lucro ou prejuízo obtido ao longo de determinado período.