O CPV, ou Custo de Produção Vendida, é um conceito fundamental no gerenciamento financeiro e operacional de empresas que fabricam produtos.
Nesse viés, representa as despesas totais com os itens que foram vendidos em determinado período, abrangendo não apenas gastos diretos com matéria-prima e funcionários, mas também os custos indiretos ligados à produção.
Dessa forma, o CPV é crucial para calcular a rentabilidade de cada produto vendido. Sendo assim, continue com a gente para compreender um pouco mais sobre essa métrica.
O que é CPV?
O CPV, sigla para Custo de Produção Vendida, refere-se ao total de gastos relacionados aos produtos comercializados pela empresa ao longo de um intervalo de tempo específico.
Esse custo engloba todos os gastos associadas à fabricação e comercialização, incluindo:
- Insumos empregados nos produtos, a exemplo de matérias-primas e embalagens;
- Mão de obra envolvida diretamente na produção;
- Custos gerais com a produção das mercadorias, a exemplo de aluguel, energia, mão de obra indireta e depreciações.
Nesse sentido, o CPV consiste em uma métrica fundamental para empresas que vendem produtos de fabricação própria, haja vista que, com esse cálculo, é possível verificar a margem de lucro com a comercialização de cada produto.
Dessa maneira, a utilização do CPV no gerenciamento de empresarial é bastante abrangente. A partir deste cálculo, as empresas são capazes de identificar outros elementos orçamentários, como eficácia da produção e precificação.
Por que é importante reconhecer o CPV?
Para promover um gerenciamento orçamentário e financeiro eficaz, o cálculo do CPV é fundamental para monitorar o desempenho dos negócios. Sendo assim, essa métrica possibilita a identificação de aspectos relevantes, tais como:
1. Precificação e lucratividade
O CPV desempenha um papel crucial na determinação dos preços de vendas.
Sendo assim, ao compreender o custo de produção, a corporação consegue estabelecer preços adequados que, além de cobrir os gastos totais com a produção, garantem lucratividade para a marca.
2. Gestão das finanças
Com os dados coletados no Custo de Produtos Vendidos, a empresa é capaz de realizar uma análise mais abrangente da saúde financeira de seu negócio.
Além disso, o CPV impacta diretamente a margem de lucro bruto, funcionando como um indicador essencial da eficácia operacional da empresa.
3. Monitoramento de custos
A análise do CPV permite a identificação das áreas que necessitam de reduzir gastos, melhorando, com isso, a eficácia e a lucratividade.
Isso pode abranger a análise de acordos com fornecedores, a procura por opções mais econômicas de matéria-prima ou, até mesmo, o aprimoramento dos funcionários.
Dessa forma, o efeito de reduzir as despesas com a fabricação sem afetar a qualidade dos produtos é, justamente, o crescimento da lucratividade sobre cada produto.
4. Tomada de decisões estratégicas
A partir do CPV, a organização empresarial pode verificar a necessidade de expandir a linha de produtos, levando em conta os custos associados à fabricação de novos itens.
Além disso, com essas informações, os profissionais responsáveis conseguem tomar decisões sobre investimentos em equipamentos ou tecnologias que possam otimizar a eficácia da fabricação.
Sendo assim, o CPV possibilita avaliar como as transformações na produção, como a integração de técnicas mais sustentáveis ou automatizadas, afetam as finanças da corporação.
Como calcular o CPV?
O cálculo do CPV é compostos por algumas etapas, as quais estão listadas logo abaixo:
- Comece considerando o preço do estoque no começo do período contábil (EI);
- Some, ao valor inicial do estoque, os custos com os insumos (In), como a matéria-prima e embalagens usadas na fabricação das mercadorias. Além disso, é preciso incluir os custos com mão de obra (MO);
- Inclua os gastos gerais de fabricação (GGF), os quais englobam despesas com aluguel, conta de luz e depreciação de equipamentos;
- Após isso, é necessário subtrair o valor do estoque no término do período contábil (EF).
Dessa maneira, a fórmula CPV= EI + (In+MO+GGF) – EF é utilizada para verificar o custo total dos produtos comercializados pela marca em determinado período.
Qual a diferença entre CPV, CMV e CSV?
As siglas CPV, CMV e CSV são utilizadas em contextos financeiros e contábeis para se referir a diferentes métricas, veja:
CPV
O CPV, ou Custo de Produtos Vendidos, é um conceito frequentemente utilizado por corporações que fabricam seus próprios produtos.
Nesse contexto, como já mencionado anteriormente, essa métrica engloba os custos ligados diretamente à fabricação dos produtos, como gasto com matéria-prima e mão de obra.
CMV
O CMV, ou Custo da Mercadoria Vendida, caracteriza o gasto com a aquisição de mercadorias vendidas, sendo amplamente empregado no comércio de varejo.
Por exemplo, pensando em uma loja de sapatos, o CMV abrange o valor pago pelos itens adquiridos pelos fornecedores, excluindo os custos referentes à produção, uma vez que a loja não é responsável pela fabricação dos sapatos.
CSV
O CSV, ou Custo dos Serviços Vendidos, geralmente é utilizado nas empresas prestadoras de serviços.
Nesse sentido, o CSV inclui os gastos ligados com os serviços prestados, a exemplo do salário dos colaboradores, despesas com materiais utilizados na execução de serviço e outros custos.