Coachability: desenvolvendo habilidades com feedbacks construtivos

A coachability é uma habilidade essencial no ambiente corporativo, já que consiste na capacidade de um indivíduo de receber feedbacks, aprender com cada um deles e ajustar seu comportamento com base nas orientações recebidas. 

Nesse viés, no contexto empresarial, a coachability é fundamental para o desenvolvimento profissional contínuo, pois possibilita que os colaboradores aprimorem suas competências e adaptem-se a novas demandas. 

Dessa forma, continue com a gente para compreender a importância dessa habilidade para o avanço do time de vendas. 

O que é Coachability? 

A coachability refere-se à habilidade de uma pessoa em receber feedbacks e, a partir disso, modificar seu comportamento de acordo com os ensinamentos recebidos. 

Nesse sentido, a coachability é um conjunto de ações ou comportamentos que abrangem alguns aspectos, como: 

  • desejo e disposição para aprender;
  • habilidade de buscar, aceitar e incorporar feedbacks 
  • demonstração de esforços para implementar novas ações para atingir resultados mais satisfatórios. 

Esses aspectos permitem que as pessoas estejam mais dispostas a ouvir, refletir e fazer mudanças. 

Dessa maneira, a coachability representa um perfil mais receptivo a novas ideias, possibilitando que as pessoas consigam aprimorar seu desempenho e conquistar suas metas. 

Qual a importância da Coachability?

A promoção da coachability entre a equipe de vendas é uma excelente estratégia, pois, além de gerar resultados coletivos, auxilia no avanço individual de cada vendedor. 

Nesse sentido, entre as vantagens do coachability, pode-se citar: 

  • um aprendizado e desenvolvimento mais rápido do grupo;
  • maior probabilidade de superar desafios e atingir objetivos;
  • dissemina uma mentalidade de progresso na equipe.

Sendo assim, apresentar vendedores com habilidades de coachability em vendas permite não apenas a construção de grandes líderes, mas também o desenvolvimento de talentos. 

Além disso, esse comportamento possibilita a seleção de profissionais de alto desempenho, os quais são capazes de aprimorar seus resultados tanto no âmbito pessoal, quanto no coletivo. 

Ter profissionais que demonstram coachability em vendas proporciona a oportunidade de trocar experiências, permitindo uma análise eficaz dos pontos fortes e das áreas que necessitam de melhorias. 

Dessa forma, essa capacidade faz com que os membros da equipe empresarial estejam mais receptivos a receber críticas e, com isso, aproveitar as oportunidades para melhorar suas habilidades e adaptação a novos cenários. 

Como identificar nas entrevistas de emprego a Coachability em vendas? 

Identificar a coachability em vendas durante as entrevistas de emprego pode ser feito observando alguns comportamentos e características dos candidatos, como: 

1. Postura receptiva 

Durante a entrevista, é importante observar a capacidade dos candidatos em receber feedbacks de forma positiva. 

Isso pode ser conduzido solicitando que o candidato compartilhe um exemplo recente de feedback recebido, a fim de compreender como ele lidou com essas informações. 

2. Interesse em aprender 

A busca por novos conhecimentos é essencial para o crescimento de todo profissional, provocando um impacto direto no sucesso empresarial. 

Nesse sentido, durante a entrevista, é fundamental conhecer os objetivos pessoais dos candidatos, bem como a disposição de cada um deles em aprimorar suas habilidades e buscar novos aprendizados. 

3. Capacidade de autoanálise 

Durante a seleção dos profissionais, é crucial observar a capacidade dos candidatos em reconhecer seus pontos fortes e fracos, bem como as áreas que necessitam de melhorias.

Para isso, a empresa pode conduzir uma dinâmica de venda realista e, ao final do processo, pedir para os candidatos analisarem seu desempenho e, assim, avaliar o potencial de coachability de cada um deles. 

4. Capacidade de escuta

A escuta ativa é uma habilidade que caracteriza a coachability dos candidatos. Assim, a capacidade de escutar atentamente as necessidades e preferências dos clientes, é essencial durante o processo de venda.  

Como desenvolver a Coachability no time empresarial?

As empresas que desejam maximizar seu desempenho em vendas necessitam de uma equipe comercial operando em alta performance. Nesse sentido, a coachability potencializa a habilidade em vendas dos profissionais. 

Dessa maneira, confira algumas estratégias para desenvolver a coachability na equipe empresarial: 

Avaliações constantes

Ao realizar avaliações regulares, é possível acompanhar o desempenho dos profissionais e, a partir disso, identificar as habilidades que necessitam de melhorias para que a coachability em vendas seja desenvolvida. 

Com base no desempenho dos profissionais, a empresa é capaz de avaliar se há necessidade de realizar um treinamento em grupo ou individual, garantindo que os vendedores tenham os conhecimentos necessários para seu avanço. 

Feedbacks regulares 

Ao fornecer feedbacks regulares à equipe de venda, a empresa possibilita que os profissionais desenvolvam habilidades para aprimorar sua coachability em vendas. 

Assim, é importante destacar tanto os sucessos, quanto às oportunidades de melhoria, como por exemplo: 

  • aspectos essenciais a serem aprimorados;
  • abordagens que podem ser eficazes para desenvolver as áreas que precisam de melhorias;
  • recomendações de ferramentas, livros e outros materiais que possam aperfeiçoar as habilidades identificadas. 

Acompanhamento do time de vendas 

Realizar o acompanhamento do time de vendas é essencial para avaliar o desempenho dos vendedores e a interação entre os membros da equipe. Isso permite identificar falhas no processo, para que soluções sejam implementadas. 

Esse acompanhamento pode ser realizado com a promoção de dinâmicas, jogos e rodas de conversas. A partir disso, é possível avaliar o nível de coachability de vendas do time, bem como suas dificuldades e necessidades. 

Promoção de treinamentos 

Após compreender as necessidades dos integrantes da equipe de vendas, é indicado promover treinamentos para ampliar o entendimento sobre a mentalidade de coachability, isto é: 

  • procura constante por melhorias;
  • utilizar os feedbacks para se aperfeiçoar;
  • capacidade de adaptar-se às mudanças. 

Dessa forma, para desenvolver a coachability em vendas, é necessário que esse comportamento se torne um hábito, ou seja, que seja parte integrante da rotina dos vendedores. 

Medir o progresso dos profissionais 

O monitoramento do progresso dos profissionais de vendas possibilita identificar diversos aspectos, como 

  • desempenho de cada colaborador;
  • dificuldades enfrentadas pelos vendedores;
  • esforços direcionados ao desenvolvimento da coachability. 

Dessa maneira, é importante acompanhar atentamente cada um desses aspectos, a fim de compreender a disposição dos profissionais em desenvolver a coachability em vendas.

Juliana Kaíza

Analista de SEO - Formada em Publicidade e Propaganda.