Branding B2B: saiba como vender suas soluções para outras empresas

Branding B2B é uma estratégia de gestão da marca voltada para empresas que vendem suas soluções para outras organizações. Ele tem como objetivo construir confiança, além de autoridade e credibilidade no mercado empresarial. 

Isso serve para influenciar as decisões de compra e destacar sua empresa em um cenário de competição acirrada.

Investir em branding é muito mais do que fortalecer a imagem da sua empresa, é também um diferencial para suas soluções, facilitando o processo de vendas e gerando relacionamentos de confiança e proximidade com os clientes.

Nos próximos tópicos, vamos ensinar você a como construir uma marca forte no ambiente B2B e vender suas soluções de forma a diminuir objeções dos clientes.

O que é Branding B2B?

O branding B2B envolve toda a construção e gestão da identidade de uma empresa voltada para outros negócios. Em vez de focar apenas nas características do serviço, o branding se concentra na percepção e nos valores que sua marca transmite

Seja para aqueles que lideram empresas de consultoria, escritórios de advocacia ou contabilidade, por exemplo, o branding vai muito além da oferta: é sobre como o mercado enxerga sua competência, confiabilidade e capacidade de gerar resultados.

Um branding forte influencia diretamente na decisão de compra, especialmente em setores onde a confiança e o relacionamento são fundamentais.

Construir uma marca bem posicionada ajuda a atrair novos clientes e a se destacar em mercados saturados, tornando mais fácil justificar o valor e criar uma relação com outras empresas.

Quais são os tipos de Branding B2B?

No mundo B2B, o branding pode ser trabalhado de diferentes formas, dependendo do tipo de empresa, mercado de atuação e da percepção que deseja construir.

Em geral, podemos classificar os tipos de branding assim:

  • Corporate branding: foco na construção da identidade da empresa como um todo, destacando seus valores, missão e visão. Ideal para empresas que querem reforçar sua autoridade no mercado;
  • Product branding: enfatiza um produto ou serviço específico, diferenciando-o da concorrência. É uma estratégia comum em empresas de tecnologia e soluções empresariais;
  • Co-branding: envolve a parceria entre duas marcas para agregar valor aos seus serviços. É útil para negócios que querem ampliar sua rede de clientes e aumentar sua credibilidade através de colaborações;
  • Employer branding: enfoque na reputação da empresa como empregadora, como um bom lugar para trabalhar ajuda a atrair talentos qualificados.

Cada tipo de branding oferece uma abordagem diferente para fortalecer a presença da marca no mercado B2B, atendendo a necessidades específicas e construindo uma reputação de confiança entre os clientes e parceiros.

Benefícios do Branding B2B

Investir em branding B2B traz uma série de vantagens para empresas que desejam se destacar no mercado e construir relações com outras empresas. 

Listamos os principais benefícios que o branding B2B oferece.

1. Confiança e credibilidade

Uma marca forte e bem posicionada transmite confiança. Por exemplo, um escritório de contabilidade que investe em branding consegue mostrar sua expertise em números de gestão financeira a apresentações.

Isso cria um cenário, para potenciais parceiros, de que esse escritório é a melhor solução na resolução dos problemas que eles enfrentam.

2. Diferenciação

Em um mercado de alta competição, ser diferente é a única maneira de chamar atenção.

No setor de tecnologia, por exemplo, um branding bem construído ajuda a destacar suas soluções, mostrando porque elas são mais eficientes e seguras que as oferecidas pela concorrência.

Isso facilita a abordagem de novos clientes e fortalece a retenção daqueles que já confiam na marca.

3. Processo de vendas facilitado

Sabia que o branding também pode reduzir o ciclo de vendas? Por exemplo, uma consultora de investimentos empresariais que já construiu uma marca reconhecida no mercado, tem um caminho mais fácil para convencer empresas a investir em seus serviços.

O branding pré-estabelecido funciona como um atestado de qualidade e competência. Isso diminui a necessidade de longas negociações.

4. Aumento do valor percebido

Quando o branding é bem trabalhado, o valor percebido dos serviços oferecidos por você aumenta.

Um advogado tributarista que tem uma marca consolidada, é reconhecido e tem boas avaliações, pode justificar melhor o valor de seus serviços, fazendo com que os clientes enxerguem esse valor como um investimento em vez de um custo.

5. Fidelização

Além de atrair novos clientes, o branding também ajuda a manter os atuais. Uma empresa de planos de saúde, por exemplo, precisa criar uma marca que transmita cuidado, segurança e faça com que os clientes fiquem mais propensos a continuar com ela.

Esse vínculo emocional vai além da transação comercial e só é adquirido por meio de uma longa relação.

No geral, o branding B2B é uma ferramenta poderosa para qualquer marca que deseja construir uma base crescente de clientes, evoluir no mercado e diferenciar suas soluções.

Como começar a implementação do Branding B2B?

Implementar o branding no B2B envolve várias etapas, que vão desde o entendimento profundo do público até a criação de uma identidade única e coerente com os valores que a sua empresa deseja transmitir.

Conheça seu público

Isso inclui entender quem são as empresas que você deseja atingir, seus desafios e necessidades de mercado. Utilize ferramentas de análise como o EmpresAqui, para filtrar as empresas por localização, porte, CNAE e outros critérios.

Por exemplo, se seu negócio atende empresas de grande porte no setor de tecnologia, você pode usar esses filtros para identificar empresas que estão alinhadas com o seu perfil ideal.

Defina os valores da sua marca

Seja você um consultor de investimentos empresariais ou um empresário de tecnologia, seus valores são o alicerce do seu branding.

Eles devem ser claros e refletir a essência do que sua empresa oferece. Para definir esses valores, pergunte-se:

  • o que minha empresa acredita? 
  • Como isso se traduz em benefícios para meus clientes? 

Esses valores devem ser comunicados em todas as interações e campanhas.

Cuide da reputação da sua empresa

Sua reputação é um dos ativos mais importantes no branding B2B. Cuidar dela envolve monitorar como sua marca é percebida no mercado e garantir que suas ações estejam alinhadas com os valores que você definiu.

Dependendo do seu modelo de negócio, é possível usar filtros para identificar empresas com situação cadastral regular e sem dívidas, garantindo que sua parceria seja com empresas confiáveis e que não comprometam sua própria reputação no mercado.

Alinhar a comunicação à proposta

Sua comunicação deve sempre estar alinhada com sua proposta de valor e os valores da sua marca. Isso envolve escolher o tom de voz certo, que pode variar de acordo com o público que você está comunicando. 

Por exemplo, uma empresa de consultoria de marketing pode adotar um tom mais próximo e dinâmico, enquanto um escritório de advocacia deve manter uma comunicação mais formal.

Criar uma identidade única

Por fim, a criação de uma identidade visual e verbal etapa que não pode ficar de fora na sua estratégia de branding. Desde o logo até o estilo de comunicação, tudo deve ser coerente e facilmente reconhecível. 

A identidade diferencia sua empresa no mercado e facilita a lembrança da sua marca.

Ao cuidar da reputação da sua empresa, alinhar a comunicação com seus valores e investir em uma identidade única, você estará destacando sua marca e atraindo clientes que se identificam com sua proposta.

Dessa forma, o branding B2B se torna uma ferramenta para expandir sua presença no mercado e conquistar mais parceiros de negócios B2B.