Garanta uma assistência à saúde eficaz com um Plano de Saúde para MEI

O plano de saúde para Mei refere-se a uma modalidade privada de atendimento à saúde, a qual contempla consultas, exames, internações ou, até mesmo, cirurgias. 

Nesse viés, um plano de saúde é fundamental não somente para emergências, mas também na garantia de uma saúde preventiva, a qual é essencial para o bem estar dos microempreendedores individuais. 

Nos próximos tópicos, exploraremos a importância do Plano de Saúde para MEI, bem como as melhores opções disponíveis no mercado. 

O que é Plano de Saúde para MEI? 

O plano de saúde para MEI consiste em uma ferramenta de assistência à saúde privada, a qual se orienta de acordo com as necessidades dos microempreendedores individuais

Nesse sentido, a contratação do serviço de assistência médica é realizada pelo CNPJ do MEI e, por conta disso, apresenta um valor mais acessível quando comparada à contratação feita pelo CPF da pessoa física. 

Dessa forma, o microempreendedor individual, atuando de maneira autônoma, consegue contratar o plano de saúde para consultas, fisioterapia, terapia, exames, tratamentos ortodônticos, internações e cirurgias.  

Requisitos para MEI contratar um Plano de Saúde

A contratação de um plano de saúde para MEI exige que alguns requisitos sejam cumpridos, como: 

  • apresentar o MEI registrado no órgão responsável há pelo menos seis meses;
  • estar CNPJ em atividade na Receita Federal;
  • manter a regulamentação do MEI

Qual a importância do Plano de Saúde para MEI?

Contratar um plano de saúde é fundamental não apenas para a assistência médica em momentos de necessidades, mas também para a garantia de uma saúde preventiva. 

Sendo assim, o cuidado à saúde oferecido por um plano de saúde possibilita a manutenção de uma boa qualidade de vida, a qual tem um impacto direto na produtividade e bem estar do profissional. 

Por conta disso, um plano de saúde eficaz deve oferecer os seguintes benefícios: 

  • consultas médicas;
  • exames;
  • fisioterapia;
  • tratamento ortodôntico;
  • obstetrícia;
  • internações;
  • cirurgias. 

Além desses benefícios, pode-se pontuar as seguintes vantagens de um plano de saúde para MEI: 

  • Baixo custo: O plano de saúde para MEI apresenta um custo reduzido em comparação ao plano de saúde destinado a pessoas físicas. 
  • Contratação mais simplificada de funcionários: Apesar do MEI apresentar um único funcionário, o benefício de saúde contempla tal colaborador. 

Além disso, a migração para uma microempresa, possibilita a inserção dos novos funcionários ao benefício;

  • Investimento em saúde: Pensando na garantia de uma boa qualidade de vida, o microempreendedor pode realizar um acompanhamento preventivo. Além disso, pode adicionar familiares ao plano de saúde;
  • Facilidade na negociação de valores: No modelo MEI, a ANS não detém uma influência direta nas negociações, apenas supervisiona o mercado. Assim, o processo de negociação dos preços torna-se mais fácil. 

Como funciona um Plano de Saúde para MEI? 

O plano de saúde para MEI apresenta um funcionamento semelhante ao plano destinado a pessoas físicas. Nesse contos, ambas as modalidades pagam uma mensalidade para ter acesso aos benefícios do plano de saúde. 

De acordo com o convênio escolhido, o microempreendedor pode ter acesso a diferentes benefícios, como consultas médicas, exames, internações ou, até mesmo, cirurgias. 

Além disso, alguns convênios apresentam um período de carência, o qual precisa ser cumprido para o empreendedor ter direito aos benefícios concedidos pelo plano de saúde. 

Critérios para escolher um bom plano de saúde para MEI

Antes de optar por um plano de saúde, o microempreendedor precisa verificar alguns critérios para garantir a qualidade do serviço solicitado. Sendo assim, ao escolher um plano, verifique os seguintes requisitos: 

1. Cobertura abrangente 

Um bom plano de saúde deve conter serviços variados, abrangendo consultas médicas, exames laboratoriais, internações, cirurgias, fisioterapia e tratamento ortodôntico. 

Além disso, pensando nas mulheres que desejam engravidar, é preciso considerar o oferecimento de um serviços de obstetrícia. 

Dessa forma, um plano de saúde com uma cobertura abrangente proporciona maior tranquilidade e suporte aos empreendedores.  

2. Rede credenciada

Ao escolher um plano de saúde, é preciso verificar a rede credenciada, ou seja, as instituições de saúde e os profissionais que prestam serviços pelo convênio a ser solicitado. 

Os convênios costumam oferecer uma cobertura regional, estadual ou nacional. Sendo assim, quanto mais extensa for a rede, maior o custo da mensalidade do plano de saúde. 

3. Custo e benefícios

Um plano de saúde contempla custos mensais, comparticipações e franquias. Sendo assim, esses valores precisam ser comparados aos benefícios oferecidos para verificar a viabilidade do plano. 

Assim, o empreendedor deve buscar um equilíbrio entre o custo que será desembolsado mensalmente e os benefícios oferecidos pelo plano de saúde. 

4. Carências

Ao solicitar um plano de saúde, é fundamental analisar o período de carência, ou seja, o tempo de espera para ter direito aos serviços de saúde oferecidos pelo plano. 

Assim, analise o período de espera e, caso necessário, opte por um plano com um tempo mais reduzido ou isento para situações de urgência e emergência. 

5. Credibilidade da operadora

A credibilidade da operadora do plano de saúde deve ser verificada antes da solicitação do benefício. Assim, busque compreender a satisfação dos clientes, a eficácia da prestação de serviços e a segurança financeira. 

Melhores opções de Planos de Saúde para MEI disponíveis no mercado? 

Após compreender o plano de saúde para MEI, confira algumas opções disponíveis no mercado: 

Amil

A operadora Amil apresenta um plano de saúde voltado para MEI: o Amil 200. Esse plano apresenta uma cobertura nacional, a qual contempla hospitais, consultas, exames e tratamentos. 

Unimed

A Unimed apresenta um plano destinado a microempreendedores individuais, o qual, além de oferecer um excelente custo-benefício, proporciona um atendimento nacional com uma extensa rede de hospitais, laboratórios e clínicas. 

Bradesco 

Segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o Bradesco Saúde destaca-se como uma extensa rede de prestadores de serviço no Brasil. 

Sendo assim, consiste em um plano de saúde que oferece um atendimento de qualidade, abrangendo diversas localidades do país. Além disso, apresenta uma opção que contempla o funcionário e membros da família. 

SulAmérica Saúde – Plano Exato 

O plano  SulAmérica Saúde destaca-se pelo excelente custo benefício e grande abrangência no cenário nacional. Nesse sentido, apresenta uma extensa rede renomada  de hospitais, ambulatórios e laboratórios. 

Além da cobertura nacional, o SulAmérica Saúde permite a redução de carências, atendimento por telefone e outras vantagens.

Juliana Kaíza

Analista de SEO - Formada em Publicidade e Propaganda.