Receita Líquida é o valor financeiro adquirido por uma empresa após as deduções necessárias, ou seja, custos de produção e impostos. Além disso, é considerada o principal indicador financeiro de sucesso empresarial.
Nesse viés, é essencial como forma de análise da saúde financeira do negócio, visto que é o pilar para cálculo de outros indicadores, como os lucros. Sendo assim, possibilita analisar a rentabilidade a longo prazo.
Embora seja vista como um indicador interno, muitos analistas, empresários e principalmente investidores utilizam desses valores para tomar decisões estratégicas e de investimentos, baseando-se em resultados concretos.
Por isso, saber sobre a saúde financeira de sua empresa é essencial para garantir um futuro próspero a longo prazo. Sendo assim, continue com a gente para entender um pouco mais sobre esse assunto!
O que é Receita Líquida?
Receita Líquida refere-se ao valor monetário total que a empresa possui após realizar todas as deduções de gastos e custos ligados a venda ou prestação de serviço, abrangendo impostos, despesas com devoluções e descontos
Nesse sentido, a receita líquida se difere da receita bruta no fato de apresentar o valor correto existente em caixa, visto que os abatimentos já foram feitos. Tal valor é apresentado na parte superior do DRE.
Sendo assim, obter e documentar os valores da receita líquida é fundamental para organização, já que, com os dados coletados, é possível gerar relatórios que auxiliam no processo de decisões estratégicas e na análise feita por investidores.
Além disso, a partir da receita líquida, é possível observar se as atividades realizadas estão gerando lucro ou prejuízo para empresa e, caso necessário, traçar novas metas.
Entretanto, receita líquida é diferente de lucro líquido. Enquanto a primeira diz respeito ao valor faturado após as deduções de custo de produção e venda, no segundo ainda precisam ser deduzidos demais custos empresariais.
Qual a diferença entre Receita Bruta e Receita Líquida?
A receita líquida e bruta se diferem em alguns pontos. Como explicado anteriormente, a receita líquida é o valor limpo em caixa após as deduções necessárias, enquanto a receita bruta é o valor completo sem reduções.
Além disso, a receita líquida é utilizada para diversas análises, inclusive para apresentar a qualidade da gestão de custos da empresa, isso porque possibilita entender os lucros e gerenciar os custos de produção.
Dessa forma, na receita bruta, é considerado o valor inteiro, ignorando os custos de produção, reduções devido a descontos e impostos. Esse valor demonstra quanto a empresa consegue captar em determinado tempo.
Para que serve a Receita Líquida?
Como já mencionado, a receita líquida é fundamental para entender os rendimentos de uma empresa, pois ela apresenta o valor final recebido pela venda de produtos ou prestações de serviços após as deduções.
Além disso, ela funciona como um parâmetro para medir de forma segura os lucros e prejuízos, o que torna possível traçar novas metas se necessário. Sendo assim, confira como a Receita Líquida pode ser utilizada na sua empresa:
- Análise de Desempenho Financeiro: com a receita líquida, é possível medir a performance da empresa relacionada com as vendas, auxiliando no processo de análise dos faturamentos.
- Cálculo de Lucro: a receita líquida é a base para o cálculo do lucro bruto, operacional e líquido. Para cada um desses são subtraídas as despesas do que deseja-se obter;
- Planejamento estratégico: com o faturamento líquido, é possível se planejar para futuras ações, bem como definir novas estratégias e metas, visando a otimização dos processos e operações;
- Rentabilidade: a receita líquida é essencial no cálculo dos indicadores de rentabilidade, estes que contribuem para entendimento da eficiência da empresa comparada com o tempo de mercado e outras corporações
- Atração de Investidores: bons faturamentos atraem investidores, visto que os mesmos buscam por empresas com potencial de crescimento e capacidade de retorno financeiro.
Todos esses pontos apontam que a receita líquida é importante para o crescimento empresarial a curto, médio e longo prazo. Por isso, confira a seguir como realizar o cálculo de forma assertiva.
Como calcular a Receita Líquida?
A receita líquida é a relação existente entre o valor total arrecadado (receita bruta) e as deduções de investimentos, descontos e impostos. Sendo assim, o cálculo da receita líquida pode ser realizado através da seguinte fórmula:
Receita líquida = receita bruta – despesas
No entanto, para que o resultado esteja condizente com a realidade, todas as despesas devem ser abatidas, sejam pré ou pós venda. Confira o que está incluído nas reduções:
- Taxas;
- Gastos de efetivação de venda e cancelamento;
- ISS (Imposto sobre serviços);
- IPI (Imposto sobre produtos industrializados);
- ICMS (Impostos sobre operações relativas à circulação de mercadorias e serviços).
Além disso, a receita líquida pode ser dividida em duas categorias, sendo elas a Receita Operacional Líquida (ROL) e a Receita Líquida não recorrente. Ambas são importantes na avaliação do caixa, ou seja, se ele é proveniente de vendas ou não.
Nesse sentido, a receita líquida operacional está relacionada a parte do montante que provém das vendas, ou seja, a principal fonte de renda da empresa.
Enquanto a receita líquida não recorrente está ligada a um valor recebido que não estava previsto, ou seja, recebimentos esporádicos. Um exemplo são os ganhos com investimentos, como venda de ações ou participações em empresas.
Como aumentar a Receita Líquida?
É possível colocar em prática algumas estratégias que possibilitem o aumento da receita líquida empresarial, pois, ajustar alguns pontos, traçar metas e avaliar processos que não deram certo é fundamental para o crescimento financeiro.
Esse crescimento pode acontecer de duas formas, pelo crescimento sustentável – em que os esforços estão ligados ao aumento de vendas e da produtividade; e o não sustentável, que foca no corte de custos, recursos e colaboradores.
Confira algumas dicas de como aplicar o crescimento sustentável e maximizar os lucros.
1. Atração de novos clientes
Investir em formas de atrair novos clientes com interesse de compra é uma boa forma de iniciar o aumento da receita.
Para atrair novos leads é importante investir em campanhas de marketing – principalmente digital, publicidades e campanhas para aumentar a visibilidade da marca no mercado.
2. Altere a precificação dos produtos ou serviços prestados
Outro ponto chave para aumentar a receita do seu negócio é aumentar proporcionalmente o preço dos produtos ou serviços prestados, alinhando o novo valor com o valor de mercado.
A precificação de forma errada é um grande problema para maioria dos negócios, já que pode trazer malefícios de duas formas: cobrando abaixo do mercado e gerando prejuízo ou cobrando acima e perdendo vendas.
Sendo assim, busque manter a precificação de acordo com os dados de mercado e, para isso, é importante investir constantemente em pesquisas de concorrência e mercado.
3. Disponibilize novos meios de pagamento
Apostar em novas formas de pagamento é uma ótima forma de atrair mais clientes. Apresentado cada vez mais modelos atrativos de cobrança que façam com que a venda seja efetivada.
Um exemplo é o pagamento através de chaves PIX, pautado no processamento de forma imediata e não causa preocupação em saber se o pagamento foi efetivado ou não.
Outra forma é o pagamento por recorrência, no qual uma assinatura é gerada de acordo com as necessidades do cliente e o mesmo recebe o produto ou serviço de forma periódica.
Dessa forma, a vantagem de utilização desse método é o recebimento recorrente, tendo garantia do valor que entrará em caixa.