Reconhecimento de Mercado: fidelização de marca e vantagem competitiva

O Reconhecimento de Mercado é um processo que deve ser realizado de forma a garantir o sucesso empresarial em um ambiente cada vez mais competitivo, já que diz respeito a visibilidade que uma empresa possui em seu nicho.

Além de voltado para o setor em que está inserido, o Reconhecimento de Mercado também foca no cliente, investidores e na concorrência. Visto que é necessária uma análise completa do ambiente em que está inserido.

Alcançar uma boa reputação faz com que o empreendimento possua mais autoridade em seus posicionamentos. Veja mais sobre esse assunto nos tópicos a seguir.

O que é Reconhecimento de Mercado?

Em um ambiente cada vez mais competitivo, o Reconhecimento de Mercado se torna crucial para o desenvolvimento empresarial. Isso porque, essa estratégia é a capacidade de entender o funcionamento e as necessidades do mercado. 

Incluindo quais são as novidades apresentadas pela concorrência, quais são seus métodos de posicionamento e as estratégias de marketing. Visando a criação de novas estratégias e possíveis brechas para novas propostas.

Além disso, é necessário observar os desejos dos consumidores, visto que eles são a fonte da visibilidade da marca. Se antecipar em possíveis tendências, bem como se adaptar às mudanças constantes do mercado se torna um diferencial.

Dessa forma, o reconhecimento de mercado (público-alvo e concorrência) é importante pois através dele é possível investir em novas estratégias de marketing, aumentando o número de vendas e a satisfação dos clientes.

Benefícios do Reconhecimento de Mercado

A realização do reconhecimento de mercado gera diversos benefícios para empresa, confira alguns deles:

Fidelização de Clientes 

O reconhecimento positivo de uma marca faz com que os consumidores tenham mais confiança para adquirir os produtos, já que os consumidores tendem a ser fiéis a marcas que conhecem e confiam.

Vantagem Competitiva

Possuir reconhecimento no mercado em que atua, gera vantagem competitiva perante aos concorrentes que não são tão conhecidos. 

Além disso, como dito anteriormente, os consumidores tendem a adquirir marcas que já são consolidadas e reconhecidas, o que acaba dificultando a inserção de novos nomes no mercado.

Inserção de novos produtos no mercado

Marcas fidelizadas possuem mais facilidade no lançamento de novos produtos, já que os consumidores confiam na qualidade e no serviço prestado. Fazendo com que o lançamento de novos itens se torne aceito e bem visto pelos clientes. 

Além disso, esse reconhecimento faz com que os custos gastos com marketing e fidelização de clientes sejam reduzidos. 

Aumento do preço dos produtos 

Marcas reconhecidas no mercado estão ligadas a alta qualidade dos produtos e isso acaba permitindo que os preços aumentem de acordo com a qualidade que estão entregando.

Atração de Investidores

Quanto maior o reconhecimento, maior a atração de investidores e marcas parceiras, visto que, marcas bem vistas pelo mercado possuem fama de estáveis e confiáveis.

Boa comunicação e marketing 

Empresas reconhecidas sabem se comunicar com seu público e devido a sua popularidade no mercado. Dessa forma, os clientes não necessitam de um alto investimento para consumir os produtos da empresa, diminuindo os custos.

Outro ponto importante, é que devido a sua alta popularidade, a marca tende a atrair um público maior sem necessidade de grandes esforços, visto que os próprios clientes se tornam divulgadores dos produtos naturalmente. 

Por isso, aposte no tipo de comunicação que mais faz sentido para sua empresas e seu público. 

a imagem mostra uma tabela comparativa das comunicações B2B e B2C.
Tipos de comunicação

Aumento do valor empresarial

Uma gestão empresarial eficiente, faz com que o aumento do valor de mercado da empresa aumente. Isso acontece pois a gestão está ligada a todas as áreas empresariais e ela é a principal fonte estratégica de crescimento.

Nesse sentido, quando são reconhecidas, investidores são atraídos mais facilmente, já que a movimentação financeira gera mais renda e agrega valor para empresa.

Diferença entre Reconhecimento de Mercado e Reconhecimento de Marca

Embora o Reconhecimento de Marca e o Reconhecimento de Mercado possuam a mesma funcionalidade e devam ser aplicados de forma conjuntas, os dois termos possuem algumas diferenças:

Reconhecimento de Marca 

É o reconhecimento dos consumidores com sua marca, isso inclui o nome, logotipo, produtos e serviços. E possui como objetivo fazer com que os clientes a identifiquem de forma fácil e rápida no processo de compra.  

Enquanto o reconhecimento de mercado é voltado para todos os envolvidos com uma determinada empresa, ou seja, consumidores, concorrentes, investidores e etc, no reconhecimento de marca o foco total é público final.

Um exemplo é a marca Nike, reconhecida internacionalmente por seu logotipo e slogan (“Just Do It”).

Reconhecimento de Mercado

Já o reconhecimento de mercado, é caracteriza-se pela marca que possui reconhecimento e prestígio dentro de seu nicho de atuação. Além disso, é focado tanto na competitividade de mercado quanto no público-alvo.

Embora o reconhecimento de marca e mercado foquem em dar destaque para determinada marca, o reconhecimento de marca é exclusivamente voltado para a marca, excluindo o posicionamento da empresa em seu nicho.

Dessa forma, objetiva criar empresas consolidadas e respeitadas no mercado, a fim de serem reconhecidas de forma relevante e confiável. Um exemplo é a Apple, reconhecida mundialmente como fonte de inovação e confiabilidade.

Estratégias de Reconhecimento de Mercado

Realizar um reconhecimento de mercado é crucial para obter respostas sobre a empresa, clientes e concorrência, auxiliando no processo de otimização de estratégias e tomada de decisão. 

Para isso, existem algumas perguntas que devem ser respondidas, como:

  • Sua empresa se alinha com o mercado atual?
  • As metas de sua empresa são competitivas com o mercado?
  • O mercado que você está inserido é adequado para sua marca ou ela pode ser beneficiada em outros nichos e mercados?
  • Qual o diferencial da concorrência?
  • Qual o perfil dos seus clientes? Quais os padrões de compra?

Dessa maneira, obter as respostas para essas perguntas é uma forma de realizar uma boa análise de mercado. Para isso, existem algumas estratégias que podem ser colocadas em prática, confira:

Estudo de Mercado

No estudo de mercado é importante entender sobre a concorrência, o público alvo e as tendências de mercado. 

  • Concorrência: seja direta ou indireta,  descubra quais os pontos fortes, as estratégias utilizadas e o posicionamento;
  • Público-Alvo: saber sobre os consumidores dos seus produtos, quais são os desejos e comportamentos, é fundamental para realizar estratégias de marketing assertivas; 
  • Tendências: reconhecer as possíveis tendências em ascensão, ou seja, a mudança do mercado e dos consumidores. 

Análise de risco de Investimentos

Ao fazer um Reconhecimento de Mercado, é possível realizar os cálculos de forma correta dos riscos que envolvem o desenvolvimento de novos produtos e serviços. 

Buscando entender quais produtos estão saturados no mercado, bem como as dificuldades enfrentadas pelos consumidores. Assim, o risco de investir em produtos que não darão retorno financeiro é menor.

Juliana Kaíza

Analista de SEO - Formada em Publicidade e Propaganda.