Clientes Potenciais: onde encontrar e ter uma base completa para seu negócio?

Você já se perguntou onde encontrar clientes potenciais para o seu negócio B2B? Montar uma base de clientes é o primeiro passo para evoluir sua operação, mas encontrar esses contatos e qualificá-los requer planejamento.

Neste artigo, vamos abordar maneiras práticas e confiáveis de identificar e organizar potenciais clientes, construindo uma base que faça sentido para sua estratégia.

Seja você tem um negócio em fase inicial ou uma empresa já consolidada, com algumas dicas, alcançar esses clientes será mais simples do que parece.

Black Friday Imagem promocional de Black Friday

O que são Clientes Potenciais?

Podemos classificar esses clientes como aqueles que demonstraram interesse nos serviços que você oferece e têm um perfil que se alinha ao seu público-alvo B2B.

Eles não chegaram ao ponto de fechar uma compra, mas estão mais próximos disso do que alguém que nunca interagiu com a sua marca.

Diferente de um lead “frio”, que ainda precisa de mais tempo e informações para se sentir seguro, os clientes potenciais já estão na etapa de consideração, analisando as soluções e comparando com as suas necessidades.

Por exemplo, em uma empresa de tecnologia, um cliente potencial poderia ser um proprietário de um escritório de contabilidade, que busca informações sobre software contábil através de um artigo de blog.

Embora ainda não tenham pedido uma demonstração do produto, estão em um estágio de avaliação, o que significa que podem se transformar em leads “quentes”.

a imagem mostra um comparativo entre leads quentes e leads frios.
Leads quentes x Leads frios

Como identificar Clientes em Potencial?

Identificar esse perfil de clientes em potencial começa por observar sinais de interesse que indicam que alguém está considerando suas soluções. 

Existem algumas maneiras que podem ajudar você a reconhecer esses clientes:

  • Análise de comportamento em seu site
  • Interações com materiais e conteúdos
  • Relacionamento em redes sociais e eventos

Vamos aprofundar um pouco mais essas três formas de identificação?

Análise de comportamento em seu site

Pessoas que passam mais tempo em páginas de compra ou visitam o site repetidamente geralmente têm mais chances de avançar no funil de vendas B2B.

Ficar de olho nas páginas mais acessadas e no tempo de permanência ajuda a captar quem está considerando seus serviços de maneira mais séria.

Imagem de um funil de vendas dividido em três partes: topo de funil (em azul claro), meio de funil (em tom mais claro de azul) e fundo de funil (em azul escuro), representando as etapas de qualificação de leads. À esquerda, há um texto escrito "Funil de Vendas" em destaque.
Imagem ilustrativa do Funil de Vendas

Interações com materiais e conteúdos

Clientes em potencial costumam mostrar interesse ao baixar materiais ricos, assistir webinars, assinar newsletters B2B ou solicitar demonstrações.

Por exemplo, se um cliente baixou um guia sobre “Tendências do setor B2B”, ele pode estar no processo de pesquisa de soluções inovadoras relacionadas ao seu setor.

Interação em redes sociais e eventos

Engajamento com suas postagens ou presença em eventos são claros sinais de interesse. 

Comentários em publicações e compartilhamentos indicam que a pessoa já conhece sua marca e acompanha suas atualizações, sendo um forte indício de que ela se encaixa como cliente em potencial.

Essas ações ajudam a identificar quem está mais próximo de um possível fechamento e permitem direcionar esforços para atender as necessidades e dúvidas, aumentando as chances de conversão de leads.

Por que é importante classificar os tipos de clientes?

Classificar os tipos de clientes é uma prática para facilitar o foco e recursos da maneira mais precisa possível. 

Quando compreendemos as diferenças entre cada perfil de cliente, conseguimos criar estratégias personalizadas e atender a todas as expectativas, além de aumentar as chances de conversão e de cross selling B2B.

Essa classificação permite que o time de vendas e marketing tenha uma visão clara de como e onde investir, priorizando ações com maior potencial de retorno.

Ao classificar os tipos de clientes, podemos ter:

Ao final, classificar os clientes é indispensável para construir um plano de vendas eficiente. Essa ação melhora os resultados, assim como, cria um relacionamento sólido com cada perfil de cliente.

Onde encontrar Clientes Potenciais para meu negócio?

Identificar os melhores clientes potenciais irá fortalecer a sua base de vendas e garantir uma prospecção B2B certeira. Diversas ferramentas e métodos podem ser usados para encontrar e engajar clientes em potencial. Vejamos alguns.

1. Plataforma EmpresAqui

A plataforma EmpresAqui oferece uma solução completa para quem busca clientes em potencial de forma prática e rápida. 

Com filtros como porte da empresa, região, CNAE e faturamento anual, é possível direcionar a busca e refinar a lista de clientes de acordo com o perfil e objetivo desejado. 

Além disso, a plataforma permite exportar listas de contatos, agilizando o processo de análise e abordagem de vendas.

A imagem mostra uma tela de um sistema de pesquisa empresarial, com uma série de filtros para refinar os resultados da busca. Entre os filtros disponíveis, há opções para selecionar o CNAE, razão/fantasia, localização (estado, município, bairro, logradouro, número, CEP), situação cadastral, porte empresarial, natureza jurídica, capital social, regime tributário, dívidas federais, entre outros. A interface também permite escolher se a pesquisa deve incluir apenas empresas com site, telefone fixo, celular ou e-mail. Além disso, o usuário pode ordenar os resultados de várias maneiras, como por data mais recente, capital social, ou número de CNPJ.
Imagem dos filtros de pesquisa da plataforma EmpresAqui

2. Redes sociais

Ferramentas como LinkedIn permitem encontrar empresas e contatos específicos no meio B2B. 

Ao realizar buscas por cargo, empresa e localização, você pode identificar perfis profissionais de tomadores de decisão que são altamente relevantes para o seu negócio. 

Participe também de grupos de interesse e contribua com conteúdos para aumentar a visibilidade da sua marca e atrair potenciais clientes.

3. Eventos do setor

Participar de eventos e feiras comerciais é uma excelente oportunidade de estabelecer contatos diretos com empresas e profissionais da área. 

A presença nesses eventos traz interação face a face e networking, além de oferecer uma visão prática das demandas e necessidades atuais do mercado.

4. Marketing de conteúdo

Investir em marketing de conteúdo B2B pode atrair clientes organicamente, ou seja, com custos reduzidos. Produzir artigos, materiais, vídeos, e e-emails relevantes para o seu público, permite educá-lo sobre seu setor e suas soluções. 

Isso ajuda a atrair visitantes qualificados para o seu site e gera uma base de leads interessados e engajados.

5. Indicação

Aproveite sua base de clientes satisfeitos e construa uma estratégia de marketing de indicação. 

Criar um programa de indicações pode estimular seus atuais clientes a recomendar sua empresa a outros que também podem ter interesse em suas soluções, aumentando a satisfação dos atuais e gerando novos clientes.

Ao explorar essas maneiras de encontrar e identificar esses clientes, você fortalece sua presença de mercado e cria novas oportunidades de negócios. 

Mais do que buscar novos contatos, entender o perfil dos clientes potenciais e classificar o seu estágio na jornada de compra faz com que suas ações gerem mais resultados.