O Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE) é uma ferramenta fundamental na gestão financeira das empresas, fornecendo uma visão detalhada e estruturada do desempenho financeiro em um período específico.
Nesse viés, esse relatório, além de evidenciar se a empresa obteve lucro ou prejuízo, analisa as receitas, os custos e as despesas que influenciam diretamente nos resultados financeiros.
Nos próximos tópicos, exploraremos um pouco mais o DRE, evidenciando sua importância para o gerenciamento empresarial.
O que é DRE?
O DRE, sigla para Demonstrativo de Resultados do Exercício, refere-se a um relatório que permite uma visualização econômica abrangente das atividades operacionais e não operacionais de uma empresa em um período específico.
Esse relatório permite a compreensão da saúde financeira da corporação, ou seja, indica se houve lucro ou prejuízo. Além disso, demonstra os fatores que levaram aos resultados, permitindo a tomada de decisões estratégicas.
Apesar do relatório ser confeccionado anualmente por exigências legais, o DRE também pode ser elaborado mensalmente para cumprir objetivos administrativos e gerenciais, bem como para garantir previsibilidade na receita.
Dessa forma, essa prática torna o Demonstrativo de Resultados do Exercício uma das ferramentas mais eficazes de análise de resultados pelos gestores de diversos patamares de uma empresa.
Qual a importância do DRE?
Em conjunto com o Demonstrativo de Fluxo de Caixa e o Balanço Patrimonial, o DRE consiste em um importante relatório de gestão, bem como uma eficaz ferramenta de análise da saúde financeira de uma empresa.
Nesse contexto, com o DRE, a organização empresarial é capaz de analisar a sua capacidade de gerar lucros e, caso necessário, realizar ajustes administrativos para impulsionar os ganhos empresariais.
Sendo assim, ao evidenciar o estado da empresa, é possível apresentar uma gestão mais direcionada para a eficiência e a competência, adaptando-se aos interesses dos usuários.
Além disso, o Demonstrativo de Resultados do Exercício oferece aos gestores e administradores elementos cruciais para orientar durante a tomada de decisões, tornando os processos mais estratégicos.
Como fazer um DRE?
O DRE precisa ser elaborado por um contador registrado no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) e deve seguir um padrão de informações quando realizadas para fins legais, independente do tamanho ou natureza do negócio.
Nesse sentido, segundo a Lei 6.404/1976, Artigo 187 (e sua alteração pela Lei 11.638/2007), os dados detalhados na DRE deve apresentar:
- A receita bruta das vendas e dos serviços efetuados, abrangendo deduções, descontos e impostos;
- A receita líquida das vendas e serviços, com custo dos produtos e serviços vendidos, bem como o lucro bruto;
- Os gastos relacionados às vendas e às despesas financeiras, operacionais, administrativas e gerais;
- O lucro ou prejuízo operacional, em conjunto com outras receitas e despesas;
- O resultado do exercício antes da aplicação Imposto de Renda e a provisão correspondente a esse imposto;
- Os valores referentes a debêntures, colaboradores, administradores e outro beneficiários, incluindo ferramentas financeiras, instituições, fundos de assistência ou previdência de empregados;
- O lucro ou prejuízo líquido do exercício e seu valor por cada ação do capital social.
Dessa maneira, é importante ressaltar a obrigatoriedade da elaboração do DRE em todas as empresas anualmente, exceto para MEI.
Qual a estrutura do DRE?
A estrutura do DRE é composta por diversas métricas, as quais possibilitam a compreensão da saúde financeira da organização empresarial. Confira, logo abaixo, quais são elas:
1. Receita de vendas
A entrada de recursos financeiros no caixa ou no patrimônio da corporação, seja em dinheiro, seja em direitos, como crédito registrado que garantam a propriedade de bens ou mercadorias. Abrange:
- Receita provenientes da venda de produtos;
- Serviços prestados;
- Juros recebidos;
- Royalties;
- Dividendos.
2. Deduções de impostos
Integra as devoluções de vendas, descontos concedidos e deduções de impostos aplicáveis diretamente sobre vendas, a exemplo de ICMS, ISS, entre outros.
3. Receita líquida
A receita líquida consiste no resultado da receita após descontar as deduções.
4. Custos de venda
O Custo dos Produtos Vendidos (CPV), Custo das Mercadorias Vendidas (CMV) e Custo dos Serviços Prestados (CSP) evidenciam as despesas relacionadas à produção dos produtos ou estruturação de um serviço.
Nesse sentido, os custos de vendas abrangem gastos com matéria-prima, logística, distribuição e entre outras despesas.
5. Lucro bruto
O lucro bruto consiste na diferença entre a receita líquida e os custos da fabricação.
6. Despesas fixas
As despesas fixas consistem nos recursos aplicados para garantir o funcionamento da empresa, como conta de água, luz, energia, aluguel, manutenção e telefone.
7. Despesas com vendas
Despesas com comissões e gastos relacionados ao período de pós-venda.
8. Despesas financeiras
As despesas com juros e multas podem ser categorizadas como despesas financeiras. Além disso, também abrange o ramo de exportações, importações e variações cambiais.
9. Resultados antes do IRPJ e CSLL
Inclui os resultados das contas listadas acima, excluindo o efeito dos impostos sobre a receita.
10. IRPJ e CSLL
O Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) consistem em impostos incididos diretamente sobre o faturamento.
No entanto, pensando nas empresas que optaram pelo Simples Nacional, esses impostos não são aplicados, já que também os mesmos também incidem sobre a receita bruta.
11. Resultado Líquido
O resultado líquido é obtido ao subtrair os impostos e as taxas pagas do lucro bruto. Nesse sentido, esse valor representa o resultado financeiro de uma empresa em um período específico.
Sendo assim, o resultado líquido é fundamental para a obtenção de financiamentos, investimentos ou distribuição entre membros da equipe.
Qual a diferença entre Balanço Patrimonial e DRE?
O Balanço Patrimonial proporciona uma visualização da situação de uma empresa em determinado momento, evidenciando os ativos, passivos e o patrimônio líquido.
O DRE, por sua vez, é responsável por evidenciar o de empresa ao longo de um intervalo de tempo específico, ressaltando receitas e despesas para realizar o cálculo do lucro ou prejuízo.
Dessa maneira, pensando em uma empresa focada na venda de produtos, o Balanço Patrimonial e o DRE, evidenciam:
Balanço Patrimonial:
- Valor dos produtos em estoque;
- Valores que serão recebidos dos clientes;
- Contas que devem ser pagas aos fornecedores em datas específicas.
DRE:
- Valor recebido com a venda de produtos;
- Custos associados à produção e às vendas;
- Lucro ou prejuízo obtido ao longo de determinado período.