Email Marketing: a poderosa ferramenta de conversão de clientes!

O email marketing é uma poderosa ferramenta de comunicação digital que, apesar da ascensão das redes sociais e outras formas de interação online, mantém sua relevância e eficácia no cenário atual.

Nesse sentido, essa ferramenta é utilizada por empresas de todos os tamanhos, haja vista que permite uma comunicação direta e personalizada com o público-alvo. 

Dessa maneira, o email marketing permite promover produtos, compartilhar conteúdos relevantes, fortalecer o relacionamento com os clientes e outras vantagens que você irá encontrar nos próximos tópicos. 

O que é Email Marketing?

O email marketing refere-se a uma estratégia pautada no envio de emails para a base de contatos de uma empresa para engajar o público e aumentar a visibilidade da marca entre os clientes em potencial. 

Nesse sentido, o email marketing é associado à automatização de marketing, ou seja, uma tecnologia orientada para a coleta e expansão da base de clientes em potencial, a partir de conteúdos relevantes e personalizados. 

Além disso, essa estratégia confere diversas vantagens para a empresa: a facilidade de criação e manutenção do email empresarial, excelente custo-benefício, linguagem amigável e possibilidade de personalização. 

Dessa maneira, essa modalidade de marketing também permite o envio de newsletters e artigos informativos para a base de clientes, o que aumenta o engajamento da marca e promove um funil de vendas eficaz. 

Por que utilizar o Email Marketing?

Segundo o Marketing Charts, aproximadamente 80% dos profissionais de marketing consideram o email marketing como uma ferramenta para aumentar os leads e a taxa de conversão. 

Nesse contexto, essa estratégia se destaca pela rentabilidade e promoção de um alto retorno sobre investimentos (ROI) quando comparada a outras ferramentas de marketing. 

Sendo assim, ao empregar um software de email marketing, a empresa é capaz de segmentar e enviar conteúdos relevantes e compatíveis com os interesses e necessidades do público. 

Isso permite estabelecer uma comunicação mais direta com o público, o que impulsiona a credibilidade da marca com a base de contatos da empresa. 

Vantagens do Email Marketing

Apesar dos avanços nos meios de comunicação, o email marketing não cedeu espaço para outros canais, como as redes sociais ou aplicativos de mensagem. 

Nesse sentido, poucos canais conseguem se igualar ao retorno sobre investimento (ROI) do marketing realizado por e-mail, haja vista que é uma ferramenta acessível e parte integrante do cotidiano das pessoas

Além disso, pensando nas redes sociais, o envio de mensagens eletrônicas é definido por algoritmos, os quais limitam a entrega dos conteúdos a um público específico, o que reduz o alcance da mensagem a um público mais amplo. 

No entanto, no email marketing, a comunicação ocorre de forma direta, de uma caixa de entrada para a outra, ou seja, não há intermediários que afetam o envio dos conteúdos. 

Além do mais, enquanto o acompanhamento das atualizações nas redes sociais pode ser desafiador, no email é mais simples, haja vista que as mensagens são verificadas quase todos os dias

Apesar da presença de spams indesejados, no instante em que uma pessoa assina os conteúdos de uma empresa e reconhece a sua importância, as chances do email ser lido aumenta. 

Tipos de Email Marketing

O email marketing abrange diversos tipos de emails que podem ser utilizados para atingir diferentes objetivos de marketing e comunicação. Logo abaixo, você encontra alguns deles: 

Newsletter

A newsletter consiste em uma excelente maneira de manter contato com os leads e clientes de forma mais próxima e leve. 

Nesse sentido, essa modalidade de e-mail objetiva informar a base de contatos sobre as atualizações e novidades relevantes sobre a sua marca ou segmento de mercado. 

Além disso, é uma estratégia eficaz para alcançar o contato de pessoas interessadas em seu negócio. 

Geralmente, esse modelo apresenta uma ampla gama de interesses abordando diversos tópicos dentro de um tema abrangente. 

Email Promocional

O email promocional é utilizado para divulgar uma oferta, podendo se referir a um produto ou, até mesmo, a um conteúdo gratuito. Além disso, esse tipo de email também abrange: 

  • produtos físicos, como em comércio eletrônico e empresas de varejo;
  • produtos e serviços digitais, incluindo consultorias, softwares  e ferramentas pagas; 
  • produtos digitais gratuitos, como ebooks, ferramentas e webinars. 

Nesse sentido, diferente das newsletters, que apresentam diversas opções, os emails promocionais têm foco exclusivo na conversão. 

Além disso, os emails promocionais são capazes de fornecer aos clientes mensagens adequadas durante qualquer etapa do processo de compra, desde que seja realizada de maneira otimizada.

Dessa maneira, a chave é a segmentação, isto é, enviar o email para um público específico que esteja interessado na oferta. 

Email Sazonal

O email sazonal é utilizado em datas especiais para encaminhar à base de contatos mensagens personalizadas. Nesse sentido, abrange mensagens de aniversário, parabenizações por conquistas e outras felicitações. 

Além disso, essa modalidade também pode abranger datas comemorativas do mercado, como Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Dias dos Namorados e Black Friday. 

Nessas datas, é crucial que a sua empresa envie mensagens para a base de contatos, evidenciando o compromisso da marca em participar dos momentos importantes da vida de seu público. 

Email de boas-vindas

O email de boas-vindas é encaminhado no instante em que o contato se torna um lead. Nesse contexto, esse email é destinado para orientar o contato no decorrer da jornada de compra com informações relevantes. 

Dessa maneira, o email de boas-vindas é fundamental para garantir uma boa interação com os leads, influenciando, assim, a percepção e a decisão dos usuários. 

Email para ecommerce

O email marketing é essencial para os negócios que atuam no e-commerce, uma vez que permite: 

  • engajar os clientes;
  • manter um bom relacionamento com os contatos;
  • aumentar as taxas de conversão;
  • encaminhar promoções;
  • divulgar atualizações e novidades;
  • reduzir o número de carrinhos abandonados. 

Emails para leads inativos

O email marketing é uma estratégia que permite aumentar o engajamento do público, por meio da divulgação de campanhas atrativas. 

Nesse sentido, é fundamental segmentar o público com menos interação com a marca para enviar ofertas que sejam compatíveis com as necessidades e interesses desses contatos. 

Além disso, a empresa também pode implementar outras estratégias para aumentar o engajamento dos leads, como: 

  • perguntar os conteúdos de interesse do público;
  • informar o lead que ele não receberá spam ou incluir uma opção de opt in;
  • limpar a lista de emails de forma recorrente. 

4 Ferramentas de Email Marketing

Existem diversas ferramentas de email marketing disponíveis no mercado, cada uma com suas características e funcionalidades. Algumas delas são: 

1. Mailchimp 

O mailchimp consiste em uma das ferramentas mais populares de email marketing, a qual é disponibilizada gratuitamente ou em planos mais complexos. 

Nesse sentido, o mailchimp oferece uma variedade de recursos, incluindo a criação de campanhas de e-mails, coleta de insights, segmentação do público-alvo e análise de desempenho. 

Além disso, essa ferramenta permite a integração com outras plataformas, como WordPress, Shopify e Magento. 

2. Constant Contact

A Constant Contact é uma ótima ferramenta para as empresas de pequeno porte que desejam consolidar a sua presença no espaço digital.  

Essa estratégia pode ser implementada utilizando o email marketing ou, até mesmo, criando anúncios para as redes sociais e uma plataforma de e-commerce. 

A Constant Contact também permite: 

  • desenvolvimento de landing pages;
  • envio de mensagens (SMS);
  • veiculação de Facebook e Instagram Ads;
  • automatização de marketing. 

Diferentemente do MailChimp, não há no mercado uma versão gratuita que pode ser utilizada constantemente. Dessa maneira, após o período de teste, é preciso contratar algum plano. 

3. RD Station 

A RD Station ocupa uma posição relevante no mercado nacional de automação de marketing. 

Nesse sentido, essa ferramenta é orientada para o desenvolvimento de campanhas e nutrição de leads, a fim de ajudar os clientes em potencial a finalizar suas compras e conquistar resultados mais significativos. 

Apesar da plataforma ser paga, os usuários podem contratar um período de teste gratuito. Assim, no plano Light, os seguintes serviços são oferecidos: 

  • landing pages ilimitadas;
  • email marketing;
  • segmentação de clientes;
  • modelos prontos de segmentação;
  • botão de WhatsApp. 

4. GetResponse 

Apesar da GetResponse ser considerada uma plataforma mais simples, é capaz de desenvolver campanhas de email e automatização de marketing eficazes. 

Nesse sentido, essa ferramenta apresenta diversas funcionalidades, incluindo: 

  • email marketing;
  • criação de website;
  • funis de conversão;
  • automação de marketing;
  • anúncios;
  • formulários pop-up. 

A GetResponse pode ser utilizada de forma gratuita permanentemente. No entanto, os usuários também podem contratar a versão Premium, a qual abrange uma lista de cem mil contatos.

Juliana Kaíza

Analista de SEO - Formada em Publicidade e Propaganda.