Como utilizar Estratégias de Crescimento para se fixar no mercado?

As estratégias de crescimento consistem em formas empregadas pelas corporações para se expandir e se consolidar no mercado competitivo. 

Em um mundo marcado pelo avanço tecnológico, as mudanças econômicas e comportamentais ocorrem de forma acelerada. Por conta disso, entender as necessidades do público alvo e saber se adequar a elas é fundamental. 

Visto que, empresas que não se adaptam às novas mudanças tendem a perder a relevância e podem até mesmo ir à falência. Dessa forma, aplicar boas estratégias pode ser um ponto chave. 

Embora o crescimento esteja ligado ao capital financeiro, ele vai muito além, visto que uma boa base de clientes consolidada e um fortalecimento de marca também são fatores que colaboram para expansão empresarial. 

Ficou interessado para saber como utilizar as Estratégias de Crescimento a favor da sua empresa? Continue lendo este artigo!

O que são Estratégias de Crescimento?

As estratégias de crescimento referem-se a metodologias e processos usados pelas empresas, a fim de impulsionar seus resultados, buscando se tornar cada vez mais lucrativa e eficiente. 

Nesse sentido, a escolha dos métodos empregados dependem do atual momento da empresa, quais os setores atingidos, a fase atual do ciclo de vida da corporação, quanto está disposta a investir e quais são os recursos disponíveis.

Sendo assim, uma boa estratégia de crescimento pode auxiliar na definição de objetivos concretos e no posicionamento de mercado, e, quando executadas de forma assertiva, tendem a aumentar os lucros exponencialmente a longo prazo. 

Apesar dos benefícios, essas estratégias precisam ser definidas de forma que a empresa consiga sustentar seu crescimento a longo prazo, certificando-se que irá se adaptar às mudanças do mercado e atenderá as necessidades dos clientes.

Quais as vantagens da Estratégia de Crescimento?

As estratégias de crescimento possuem como principal funcionalidade auxiliar no crescimento empresarial e na expansão para novos nichos, beneficiando seus colaboradores e clientes.

Nesse contexto, com o crescimento das empresas é comum que soluções cada vez mais inovadoras cheguem ao mercado, o que beneficiaria os consumidores da marca que buscam por atualizações dos produtos. 

Outro ponto importante, é o fato de chamarem atenção de investidores de renda variável, que enxergam no empreendimento uma oportunidade de aplicação de capital de forma a aumentar seu patrimônio

Além disso, as negociações com fornecedores são mais assertivas e consolidadas, o que gera negociações vantajosas, resultando na redução de despesas.

E por último, as empresas se tornam cada vez mais lucrativas e possuem competitividade no mercado, visto que seus preços são cada vez mais atrativos já que é possível diminuir as margens sem que haja prejuízo.

Quando adotar uma Estratégia de Crescimento?

As estratégias de crescimento devem ser adotadas quando existe a demanda de crescimento no mercado, ou seja, se ele se encontra em expansão ou há a possibilidade de atender um novo nicho de clientes.

Uma forma de identificar o momento correto para aplicar as estratégias é a partir de pesquisas de mercado, análise das tendências e, até mesmo, o feedback dos consumidores da marca. 

Outro ponto importante, é que possuir uma empresa consolidada no mercado e uma base de clientes fidelizados, pode ser um facilitador na aplicação das estratégias de crescimento.

Isso porque, empresas que são escaláveis e sustentáveis a longo prazo, podem realizar o planejamento de modo que consigam se manter competitivamente no mercado.

Tipos de Estratégias de Crescimento

As estratégias de crescimento podem ser realizadas de duas formas, confira cada uma delas a seguir: 

Expansão por produtos

Na expansão por produtos, as empresas expandem sua linha de produtos com objetivo de aumentar seu nicho de mercado, abrangendo novas áreas. 

Entretanto, para que isso ocorra de forma adequada, é preciso investimento para o desenvolvimento de novos produtos ou o aperfeiçoamento de produtos já existentes no catálogo.

Além disso, é preciso que as estratégias de marca sejam adequadas ao novo público-alvo, promovendo a visibilidade da empresa no mercado e aumentando a aprovação pelos consumidores da marca.

Expansão por clientes

A expansão por clientes está relacionada ao crescimento da visibilidade da marca no mercado, novas oportunidades e de vendas. Nessa modalidade, a empresa oferece seu produto ou serviço a clientes novos, aumentando seu leque de leads.

Com o avanço tecnológico, é possível otimizar esse processo com novas ferramentas, as quais, além de atrair novos, aumentam a fidelização de clientes.

Além disso, é possível utilizar essas ferramentas para o monitoramento de métricas e resultados de marketing. Algumas das formas de realizar esse processo é por meio de redes sociais, email marketing, pesquisa orgânica e blogs.

10 Dicas para Estratégia de Crescimento

O primeiro passo para colocar em prática estratégias de crescimento é a realização e documentação dos pontos que as empresas precisam melhorar.

A partir desse documento, será possível entender quais as modificações e metas (curto, médio e longo prazo) que devem ser traçadas para alcançar resultados satisfatórios e enfrentar os desafios existentes no mercado corporativo. 

Dessa forma, confira algumas ações podem ser realizadas de forma a auxiliar nesse processo:

1. Diferencial de Negócio

Observar o diferencial do negócio no mercado é de extrema importância para quem deseja destacar. 

Isso porque, ao entender o que sua empresa oferece para os consumidores, pode auxiliar no momento de traçar metas que visem o crescimento. 

Esse diferencial não está ligado somente a novos produtos, mas em todos os ramos em que sua empresa se destaca, seja em uma boa experiência pós compra para o consumidor, seja um atendimento personalizado.

Além disso, investir em diferenciais de negócio pode ser a peça chave para que os resultados cresçam, visto que os clientes buscarão nos serviços ou produtos ofertados uma forma de sanar suas dores.  

2. Público-alvo

Qual o público que você deseja atingir? Responder essa pergunta de forma assertiva é um meio de traçar metas que consigam corresponder às necessidades dos clientes. 

Além disso, se o foco de crescimento for o lançamento de novos produtos, ter detalhada as preferências e hábitos dos consumidores pode facilitar o processo. 

Dessa forma, quanto maior o crescimento empresarial, maior a influência e responsabilidade com os usuários da marca. 

Por isso, é preciso entender o comportamento do público-alvo para que seja possível atrair novos leads sem prejudicar a experiência do cliente já consolidado.

3. Não se intimide pela concorrência

O crescimento demanda coragem e, por isso, não se deixar levar pela concorrência é fundamental. Uma forma de não se intimidar é entender quem são e como eles agem no mercado. 

Dessa forma, é possível entender o diferencial oferecido aos clientes pela  concorrência e os pontos fortes e fracos. Com isso, é possível construir metas para destacar seu negócio no mercado.

Assim, todas as empresas buscam por visibilidade no mercado, por isso, saber se posicionar em seu nicho, gerar valor para os clientes e investir cada vez mais em formas de adquirir vantagem competitiva é fundamental.

4. Entenda as necessidades dos clientes

Os clientes são a peça chave de qualquer negócio, visto que deles vem o capital e o lucro gerado na empresa. 

Assim, para as corporações que buscam um crescimento no mercado, a satisfação do cliente deve estar entre seus pilares. 

Dessa forma, garantir que os produtos ou serviços tenham boa qualidade é imprescindível para fidelização daqueles que fazem a empresa se expandir. 

Sendo assim, oferecer itens de má qualidade afeta negativamente a relação existente com os consumidores e a imagem do negócio.

5. Tenha alianças comerciais

É muito comum que existam alianças comerciais para auxiliar no processo de expansão do negócio, visto que, quando bem feita, essa prática pode ser benéfica para ambos os lados e maximizar os lucros.

Dessa maneira, uma boa forma de realizar essas alianças é por meio de investidores, fabricantes, fornecedores e, até mesmo, pequenos negócios dispostos a vender os produtos em troca de comissões.

6. Valorize os colaboradores

Uma empresa de sucesso investe em seus colaboradores, afinal, é por intermédio deles que todos os processos são estruturados até chegar no mercado final.

Com isso, valorizar os profissionais que possuem o mesmo propósito que os gestores é uma forma de garantir funcionários cada vez mais motivados e engajados. Assim, bonificações e premiações podem ser oferecidas.

Além disso, designar tarefas importantes aos colaboradores geram o senso de pertencimento e valorização, delegar as responsabilidades fidelizam os colaboradores e faz com que os processos fluam mais rápido. 

Entretanto, é preciso que exista confiança e transparência, informando quais as metas e métricas a serem seguidas, incentivando a inovação e proatividade nos processos a serem desenvolvidos. 

7. Não desperdice oportunidades e não perca o foco

Entender qual o patamar que se deseja chegar é o primeiro passo para o sucesso, por isso, não perder o foco do destino final e saber aproveitar as oportunidades é fundamental. 

Além disso, saber como lidar ao se deparar com uma nova oportunidade é imprescindível, seja para criação de novos produtos, seja na inovação de produtos já existentes para atenderem às novas necessidades dos clientes.

Dessa forma, manter alinhado o foco e o desenvolvimento de ações que mantenham a competitividade no mercado pode ser um diferencial na hora de maximizar os lucros. 

8. Tenha uma boa gestão financeira empresarial

Quando se trata de crescimento, é preciso investir e, para isso, uma boa saúde financeira se faz necessária. Caso as economias não vão bem, o crescimento pode se tornar cada vez mais lento. Por isso fuja do vermelho!

Nesse sentido, mantenha o fluxo de caixa organizado e fique atento  às datas de pagamentos e ajustes das despesas.

 Dessa forma, tornam-se visíveis os gargalos e falhas que podem estar acontecendo, sendo possível corrigi-los rapidamente.

9. Integre Equipes 

Empresas são formadas por diversas equipes, sendo por meio delas que todo mecanismo de funcionamento acontece. Sendo assim, manter uma boa conexão entre líderes e colaboradores e, até mesmo, entre as equipes é primordial.

Logo, a transparência nos processos e o compartilhamento das decisões estratégicas também deve ser compartilhado, fazendo com que se torne possível todos trabalharem em busca de um propósito comum.

10. Se antecipe com as novas tendências do mercado

O mercado é muito volátil, as tendências surgem e desaparecem a todo momento. 

Sendo assim, é preciso colocar a criatividade em prática e tentar criar ou, até mesmo, se antecipar em algumas tendências que venham surgir. 

Uma boa forma de realizar tal feito, é com o conhecimento do público alvo e seu nicho de atuação, haja vista que é por meio deles que ficarão evidentes as novas tendências que estão surgindo.

Danillo Rocha

Cientista da Computação, CEO EmpresAqui e Linha Produtiva.