No mundo empresarial, o conceito de filial desempenha um papel fundamental na estratégia de expansão e alcance global das empresas.
Nesse sentido, uma filial representa uma expansão da matriz, permitindo que uma organização estenda suas operações para diferentes localidades geográficas ou mercados específicos.
Dessa maneira, nos próximos tópicos, você irá compreender a importância das filiais para aumentar o reconhecimento da marca, bem como para expandir a presença da empresa no mercado mundial.
O que é uma Filial?
A filial refere-se a uma extensão de uma empresa que já está inserida no mercado. Isso significa que a filial opera sob a gestão e responsabilidades da matriz correspondente.
Nesse sentido, a escolha de estabelecer uma ou várias filiais é uma estratégia empresarial. Normalmente, isso é realizado para ampliar os negócios e atingir um público mais abrangente.
Sendo assim, a filial e a sua matriz, também denominada como sede, são componentes de uma mesma pessoa jurídica. Entretanto, uma está sob gerência da outra.
Dessa maneira, para que essa abordagem seja eficaz, é essencial haver um gerenciamento da corporação como um todo. Por exemplo, é fundamental realizar uma gestão financeira tanto na matriz quanto nas filiais.
Quais as vantagens e desvantagens das Filiais?
A filial de uma empresa possibilita conquistar um público mais amplo, podendo obter um retorno financeiro significativo para a organização. Entretanto, assim como qualquer negócio, vantagens e desvantagens podem ser notadas, como:
Vantagens
- Ampliar o tamanho do negócio e aumentar o reconhecimento da marca;
- Atingir um novo segmento de clientes;
- Utilizar o reconhecimento da marca para alcançar um novo mercado;
- Padronização do atendimento e dos procedimentos empresariais.
Desvantagens
- Necessidade de cumprir as normas da empresa;
- Vínculo empregatício direto com os colaboradores da filial;
- Desafios na obtenção de autonomia local;
- Responsabilidade por todos os custos operacionais.
Como funciona uma Filial?
Como mencionamos anteriormente, uma filial é uma extensão da matriz de uma empresa, permitindo alcançar diferentes públicos em diversas localidades.
Antes de estabelecer filiais, a organização geralmente conduz uma análise de mercado abrangente para entender os hábitos e a cultura local para determinar a viabilidade de atender o público da região escolhida.
Nesse contexto, é muito importante que a decisão de fundar uma nova filial não comprometa os princípios fundamentais do negócio.
Assim, a corporação pode inaugurar uma filial em uma região específica e adaptar sua oferta de produtos para melhor se adequar ao público local, mantendo os padrões estabelecidos pela marca.
Como fazer um gerenciamento eficaz de uma Filial?
Após compreender o funcionamento de uma filial, confira algumas dicas de como realizar um gerenciamento eficaz:
1. Utilize um sistema de gestão
Pensando em um sistema de gerenciamento de filiais, é fundamental conter um aparato tecnológico eficaz, haja vista que confere diversos benefícios para os negócios, como a otimização de processos.
Nesse sentido, ao escolher uma ferramenta de tecnologia, realize uma pesquisa de mercado para selecionar uma opção confiável e aprovada por outras empresas.
2. Mantenha o padrão da matriz nas filiais
Apesar das filiais estarem localizadas em diferentes localidades, elas fazem parte de uma única empresa. Por isso, é essencial que o padrão da matriz seja mantido em suas filiais.
Nesse sentido, para garantir a reprodução dos mesmos padrões, o indicado é desenvolver um manual de instruções da empresa, já que contém importantes orientações sobre o funcionamento da marca.
3. Observe as necessidades dos consumidores locais
Embora a filial tenha que seguir o padrão da matriz, é necessário considerar as necessidades e preferências dos consumidores locais.
Dessa forma, as filiais devem buscar compreender a demanda do seu público-alvo, a fim de promover produtos ou serviços que busquem atender às exigências dos novos consumidores.
4. Cuidado com a gestão financeira
Para compreender o desempenho das filiais, é fundamental realizar uma análise individual dos resultados de todas as filiais, a fim de identificar os locais que estão gerando lucros, bem como problemas financeiros.
Essa análise é fundamental para promover o crescimento empresarial, pois, a partir da identificação das falhas, é possível propor mudanças para impulsionar os resultados de suas filiais.
Quais as diferenças entre Filial, matriz e franquia?
Como já abordamos acima, a matriz é a sede principal de uma organização empresarial, onde todas as principais atividades estão concentradas.
Por outro lado, uma filial é uma extensão da matriz, operando como uma unidade adicional do mesmo negócio em um local físico diferente. Além disso, a filial mantém o mesmo registro legal que a sede, incluindo sócios e acionistas.
A franquia, por sua vez, é uma operação que replica o modelo da matriz, mas é aberta por terceiros sob um sistema de licenciamento.
Nesse formato, o empresário que abriu a franquia assume custos de operação, incluindo o uso da marca e dos produtos, e não pelo dono da marca.
Exemplos de Filiais
No mercado, verificamos variados exemplos de filiais. Nesse contexto, confira alguns desses exemplos:
Coca-cola
A Coca-Cola é uma empresa que apresenta filiais distribuídas em todo o globo. Nesse contexto, cada unidade deve seguir as diretrizes da marca quanto à produção, comercialização e promoção de produtos.
Contudo, as filiais são orientadas pela matriz para atender às demandas específicas de cada localidade. Por exemplo, no território brasileiro, não é comum encontrar sabores diferentes da bebida, ao contrário de outros países.
Essa estratégia permite que a marca amplie seu alcance, adaptando-se aos costumes e preferências de cada região ou país, conquistando, assim, um público mais diversificado.
Empresas de automóveis
No segmento de fabricação de automóveis, há várias marcas que têm filiais, como BMW, Volkswagen, Fiat, entre outras.
Assim como a Coca-Cola, essas empresas contém filiais em diversas partes do mundo, as quais são orientadas pelas diretrizes estabelecidas pela matriz.
Apple
A Apple é uma multinacional estadunidense conhecida mundialmente, atuando em várias partes do mundo através de suas filiais.
Dessa forma, consiste em uma marca globalmente reconhecida que expande sua presença por meio de uma matriz central e filiais para alcançar um público mais amplo.