No setor jurídico, uma landing page eficaz é uma ferramenta essencial para advogados que buscam maximizar sua presença online e atrair novos clientes.
Nesse viés, diferente de uma página de site comum, a landing page é projetada com um foco específico, ou seja, a conversão de visitantes em leads qualificados.
Para advogados, isso significa criar uma página que destaque claramente seus serviços, ofereça informações valiosas e incentive ações, como agendar uma consulta ou baixar um conteúdo informativo.
Nos próximos tópicos, exploraremos como uma landing page é capaz de impulsionar seu escritório de advocacia no mercado.
O que é uma Landing Pages?
A Landing Page refere-se a um site orientado para a conversão de visitantes em leads e, posteriormente, em clientes.
Nesse sentido, diferentemente das páginas tradicionais, a landing page apresenta um conteúdo e design projetados para a promoção de um determinado produto ou serviço, a fim de incentivar os usuários a realizar uma ação específica.
Sendo assim, para alcançar resultados satisfatórios, as páginas são simplificadas e otimizadas para promover uma boa experiência aos usuários, o que facilita a conversão em um único Call to Action.
Dessa maneira, as landing pages são voltadas para a promoção de produtos, e-books, newsletters, webinars, pedidos de orçamento e demonstrações.
Quais os benefícios da Landing Pages para Advogados?
As landing pages podem ser extremamente benéficas para advogados e escritórios de advocacia, principalmente no contexto de marketing digital. Sendo assim, confira alguns benefícios das landing pages para advogados:
- Expansão da base de clientes e, consequentemente, melhores oportunidades de negócio;
- Relacionamento mais próximo com os clientes;
- Entendimento do perfil de clientes.
- Alinhamento das necessidades do público-alvo com os serviços oferecidos.
Quais são os principais tipos de Landing Pages?
Existem diversos tipos de landing pages, cada uma com um propósito específico e uma estrutura adaptada para maximizar a conversão. Confira, logo abaixo, os principais modelos de landing pages:
Página de geração de leads
As landing pages orientadas para a captação de leads são amplamente utilizadas no marketing digital, haja vista que permite aumentar a base de clientes em potencial.
Nesse sentido, os usuários, para acessarem os conteúdos oferecidos, como e-books e cursos, devem fornecer informações de contato, as quais serão utilizadas pelos escritórios para iniciar uma comunicação com os leads.
Página de pré-lançamento
As páginas de pré-lançamento são destinadas para a divulgação de lançamentos de e-books ou materiais gratuitos. Sendo assim, é fundamental que elas sejam atraentes e contenham uma comunicação efetiva.
Nesse contexto, essas páginas fornecem informações cruciais sobre o lançamento, bem como as informações para o cadastro na lista de espera. Isso possibilita que os visitantes se mantenham atualizados sobre os eventos.
Página de agradecimento
A página de agradecimento permite direcionar os clientes após o processo de conversão para agradecer os visitantes pelo interesse nas soluções oferecidas.
Nesse sentido, essas páginas fornecem informações complementares ou orientações sobre as próximas etapas. Além disso, possibilita a oferta de promoções para aqueles que demonstraram interesse inicial.
Página de evento
As páginas de evento são destinadas para a inscrição em eventos de interesse pelo público.
Geralmente, as páginas de evento fornecem informações essenciais, como localização, participações e dicas. Esses detalhes ajudam a despertar o interesse dos visitantes em participar e efetuar a inscrição.
Página de captura simples
As páginas de captura simples são empregadas para gerar conversões rápidas, cuja oferta não exige muitos detalhes.
Sendo assim, podem ser utilizadas para capturar contatos, os quais serão convertidos, posteriormente, em leads, por meio do fornecimento de conteúdos informativos.
Elementos essenciais de uma Landing Page para Advogados
Ao criar uma landing page para advogados, é fundamental incluir elementos que aumentem a eficácia da página e promovam a prospecção de clientes. Logo abaixo, você encontra os elementos essenciais para uma página web eficaz:
Título claro e convincente
As landing pages devem apresentar um título que informe a proposta de valor do escritório de advocacia, evidenciando os serviços oferecidos, bem como o motivo pelo qual o cliente deve optar pelo seu escritório.
Subtítulo envolvente
O subtítulo deve fornecer informações adicionais sobre os serviços oferecidos pelo escritório de advocacia. Isso, além de atrair um maior número de visitantes, permite que eles conheçam um pouco mais sobre o escritório.
CTA proeminente
O escritório deve apresentar um CTA claro e assertivo, direcionado os visitantes às ações desejadas com frases como ‘’Fale conosco hoje’’ ou ‘’Marque uma consulta gratuita’’.
Nesse sentido, o design e a postura do CTA são essenciais, haja vista que impulsiona os visitantes a prosseguirem para as próximas etapas.
Imagens de alta qualidade
A promoção de imagens profissionais que transmitem o profissionalismo do escritório e dos serviços oferecidos podem ajudar a construir confiança e atrair os visitantes, por meio dos recursos visuais.
Nesse contexto, esse processo pode abranger fotos da equipe, do escritório ou outras imagens que sejam pertinentes para evidenciar o compromisso do negócio.
Prova social
A prova social é um recurso que possibilita aumentar consideravelmente a credibilidade do serviço. Nesse sentido, procure disponibilizar depoimentos de antigos clientes, avaliações e estudos de casos na sua landing page.
Conteúdo direto e informativo
O escritório de advocacia deve transmitir de forma simplificada quem é você e como pode ajudar os clientes em potencial com suas questões jurídicas.
Sendo assim, procure utilizar termos mais simples e foque em destacar os benefícios dos seus serviços para alcançar resultados mais satisfatórios.
Design responsivo
A landing page deve ser visualmente atraente e operar perfeitamente em diferentes tamanhos de tela.
Nesse sentido, um design responsivo assegura que os visitantes tenham uma experiência positiva, independente do meio utilizado para acessar a página.
Formulário de contato
A landing page deve conter um formulário de contato eficiente, o qual deve ser simples, claro e motivador para impulsionar a capacidade de gerar leads.
Além disso, precisa ser fácil de localizar e utilizar, pedindo apenas as informações essenciais para minimizar intercorrências e incentivar o preenchimento pelos visitantes.
Como fazer uma Landing Page para Advogados?
Criar uma landing page eficaz para advogados envolve diversas etapas estratégicas para garantir que a página seja atraente, funcional e direcionada à conversão. Confira quais são essas etapas:
1. Defina seus objetivos
Ao criar uma landing page, é preciso definir seus objetivos, ou seja, procure estabelecer o que será divulgado na página, podendo ser um serviço ou material de valor.
Nesse sentido, a estruturação da página web deve ser compatível com os objetivos.
2. Estabeleça os títulos e os textos
Os títulos e subtítulos são fundamentais para conquistar a atenção dos leads e, assim, ampliar a base de contatos e a conexão com os clientes em potencial.
3. Defina os recursos visuais
Os recursos visuais, como o design e imagens, devem transmitir a essência e o profissionalismo do escritório de advocacia. Assim, procure utilizar fotos, cores e elementos que remetem à identidade visual do negócio.
4. Descrição da landing page
A landing page deve apresentar descrições eficientes sobre os recursos oferecidos pelo escritório de advocacia. Confira algumas dicas:
- Destaque termos importantes em negrito;
- Utilize marcadores e priorize textos mais objetivos;
- Escolha de 3 a 5 pontos principais para evidenciar sua página;
- Priorize frases mais curtas e de fácil compreensão;
- Concentre-se nas vantagens.
5. Elabore um formulário
O formulário é fundamental para transformar visitantes em leads. Nesse sentido, ao elaborar um formulário, inclua campos relevantes e de fácil preenchimento.
Dessa maneira, procure coletar informações importantes para efetivar as estratégias de Marketing e Vendas.
6. Call to Action
O Call to Action consiste em um link que possibilita o encaminhamento dos visitantes à concretização de uma determinada ação. Assim, o CTA deve atrair a atenção dos usuários para efetivar a próxima etapa.
Dessa forma, procure utilizar cores chamativas, palavras persuasivas e posicione estrategicamente o CTA para encaminhar os usuários para conversão.
7. Configuração da página
Uma landing page requer:
- URL: elemento crucial para que os usuários encontrem a página na web;
- Encaminhamento de um e-mail automático de agradecimento: agradecer a inscrição dos usuários é fundamental para manter um bom relacionamento;
- Notificações de conversão: ativar as notificações é essencial para monitorar as conversões. Isso permite que a equipe entre em contato com os novos clientes de forma imediata.