As Landing Pages, também conhecidas como páginas de destino, desempenham um papel crucial no universo do marketing digital, haja vista que são projetadas, juntamente, para converter leads em clientes.
Nesse viés, ao contrário de páginas comuns de um site, as Landing Pages são criadas para uma única oferta, campanha, produto ou serviço, a fim de direcionar a atenção do usuário para uma ação específica.
Nos próximos tópicos, iremos abordar esse assunto de forma mais detalhada, evidenciando sua importância, tipos, métricas e características.
O que são Landing Pages?
A Landing Page (LP) refere-se a uma página orientada para conversão de leads, ou seja, objetiva transformar os visitantes em clientes, avançando-os para as próximas etapas do funil de vendas.
Nesse contexto, a estrutura das páginas de captura diferencia-se das demais páginas convencionais, haja vista que são voltadas para a promoção de um produto ou serviço específico, guiando os usuários a uma determinada ação.
Sendo assim, para otimizar a conversão, as landing pages são estruturadas com uma abordagem mais descomplicada, priorizando, assim, a experiência do usuário.
Dessa maneira, a landing page é desenvolvida para centralizar a conversão dos leads qualificados em um único Call to Action. A partir disso, é viável investir na divulgação de newsletters, eBooks e solicitações de pedidos ou de produtos.
Tipos de Landing Page
Para alcançar sucesso nas estratégias de marketing, é essencial compreender os diferentes tipos de landing pages, a fim de empregar o modelo mais compatível com os objetivos do seu negócio.
Confira, logo abaixo, os principais tipos de landing pages:
1. Página de Geração de Leads
A página de geração de leads é empregada pelas organizações para conquistar novos leads e expandir a base de clientes em potencial.
Sendo assim, a finalidade é, justamente, divulgar conteúdos relevantes, ferramentas ou, até mesmo, webinars, com o intuito de coletar informações das pessoas que acessaram a página, como nome e e-mail.
2. Página de Vendas
As páginas de vendas são orientadas para a divulgação de ofertas, a fim de motivar os visitantes a efetuarem uma compra.
Nesse contexto, para conquistar o interesse dos prospects, é fundamental apresentar informações relevantes sobre os produtos ou serviços.
Além disso, vincular um Call to Action (CTA) e um espaço de feedbacks de clientes à página aumenta a taxa de conversão de clientes.
3. Página de Pré-Lançamento
A página de pré-lançamento é utilizada para despertar o interesse dos clientes antes do lançamento de um determinado produto ou serviço.
Sendo assim, essas páginas apresentam informações exclusivas sobre os novos produtos ou serviços ou, até mesmo, um formulário de cadastro, o qual permite o envio de atualizações ou cupons de desconto.
4. Página de Agradecimento
No instante em que a conversão é finalizada, os clientes são direcionados para a página de agradecimento.
Essa página, além de agradecer os clientes pelo interesse na solução apresentada, pode oferecer informações adicionais, como orientações, recursos e promoções.
5. Página de Evento
A página do evento é voltada para a inscrição dos visitantes nos eventos divulgados.
Além disso, também pode conter orientações complementares, como local, horário, programação, atrações e sugestões de hospedagens.
6. Página de Captura Simples
A página de captura simples é direcionada para as conversões mais rápidas, as quais não necessitam de expor ofertas de forma mais detalhada.
Dessa forma, é amplamente utilizada para expandir a base de contatos, os quais, com a divulgação de conteúdos relevantes, serão transformados em leads.
Importância das Landing Pages
As landing pages desempenham um papel fundamental nas estratégias de marketing digital, visto que são orientadas para converter os visitantes em leads e, posteriormente, em clientes fiéis à marca.
Além disso, a página de captura fornece diversos benefícios para o seu negócio. Confira quais são eles:
- Encaminhar os visitantes para a página de destino;
- Segmentar as ofertas para o público-alvo;
- Reduzir o CAC (Custo de Aquisição por Cliente);
- Impulsionar o lead scoring, isto é, prioriza os leads com maior chance de compra;
- Recolher informações demográficas dos prospects;
- Identificar os clientes em potencial mais envolvidos com a marca;
- Aumentar os recursos para canais de marketing diversos;
- Oferecer análise sobre o desempenho das soluções oferecidas.
Quais as métricas de uma Landing Page?
A análise das métricas das landing pages é essencial para impulsionar os resultados e aumentar a rentabilidade das estratégias. Veja quais são essas métricas:
Taxa de rejeição
A taxa de rejeição apresenta uma estimativa da quantidade de visitantes que deixaram a página de captura antes de alcançarem a Call to Action. Assim, uma taxa de rejeição elevada é um indicativo de que:
- Os conteúdos precisam ser mais convincentes;
- A disposição dos recursos da página precisa apresentar maior fluidez;
- Os links ou anúncios que direcionam os visitantes adequados para a página em questão estão sendo posicionados nos locais mais estratégicos.
Taxa de conversão
A taxa de conversão é empregada para mensurar a quantidade de visitantes que se transformaram em clientes em potencial. Nesse sentido, é um importante indicador da eficácia da estratégia utilizada.
Sendo assim, caso a taxa de conversão estiver baixa, é preciso fazer uma análise dos elementos que necessitam de melhorias, direcionando uma atenção especial para:
- A eficiência das CTAs;
- O design e as dimensões dos botões na página;
- O volume de imagens ou, até mesmo, de depoimentos que reforçam a credibilidade do seu empreendimento.
Não se esqueça de registrar cada alteração feita na página, a fim de identificar as estratégias que trazem resultado para os seus negócios.
Taxa de cliques
A taxa de cliques é outra importante métrica para os negócios, pois evidencia os recursos de maior interesse dos visitantes.
Dessa forma, ao verificar a quantidade de cliques em um link ou setor, é possível verificar os conteúdos mais procurados e as páginas que eles se encontram, o que permite investir na otimização do site.
Taxa de saída
A taxa de saída indica o número de pessoas que abandonaram a página sem finalizar nenhuma ação após interagirem com os recursos disponíveis na landing page.
Essa métrica pode ser resultante de diversos fatores, como falta de organização na página e ofertas pouco atrativas. Assim, é preciso identificar os elementos que precisam de melhoria para cativar a atenção dos clientes.
Características de uma Landing Page
As landing pages que apresentam uma alta taxa de conversão apresentam características em comum que permitem cativar e envolver os visitantes a executarem a ação divulgada.
No entanto, além de promover estratégias para envolver o público, é preciso disponibilizar uma oferta que realmente chame a atenção dos usuários para adquirirem a solução promovida.
Nesse sentido, a página deve apresentar uma mensagem objetiva e focada na proposta de valor, evidenciando os benefícios dos produtos ou serviços oferecidos.
O título deve ser impactante, a fim de capturar rapidamente a atenção dos visitantes. Os elementos visuais também são importantes, visto que complementam o sentido do texto e geram uma aproximação com os visitantes.
A elaboração dos formulários, por sua vez, deve ser pautada na finalidade do negócio e nos dados que a empresa deseja recolher. Assim, procure criar formulários mais simples, ou seja, com a solicitação de poucas informações.
Além disso, é essencial reservar um espaço para os depoimentos dos clientes para reforçar a credibilidade da marca e, com isso, incentivar os visitantes a concluírem a compra.
Dessa forma, a responsividade e a velocidade de carregamento também são importantes para garantir uma experiência de qualidade com a marca.
Landing Pages e LGPD
Considerando que as Landing Pages requerem dados dos visitantes, é preciso cumprir com as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a qual define as normas para o processamento e segurança dos dados dos usuários.
Sendo assim, ao recolher os dados na página de captura, a empresa deve obter o consentimento apropriado, assegurar transparência durante a coleta e implementar ações de segurança para proteger as informações coletadas.
Nesse sentido, as ferramentas em conformidade com a lei apresentam, por exemplo, as seguintes sinalizações:
- ‘’Ao preencher o formulário, concordo em receber mensagens conforme meus interesses’’;
- ‘’Ao informar meus dados, concordo com a Política de privacidade’’;
- ‘’As permissões de comunicação podem ser alteradas por você a qualquer momento’’.
Assim, ao escolher um recurso de Automação de Marketing, prefira a ferramenta que leve em conta os aspectos a seguir:
- permissão retroativa;
- gestão de cookies;
- campos de proteção de dados;
- segurança de dados no perfil do público-alvo;
- bases legais em automatização, importação e integração.