Mapa de Empatia: diagrama para desvendar a mente de seus consumidores

O Mapa de Empatia é uma ferramenta utilizada em diversas áreas, desde marketing até desenvolvimento de produtos e serviços, com o objetivo de compreender profundamente o público-alvo de uma empresa. 

Essa técnica, baseada na empatia, permite aos profissionais entender as perspectivas, necessidades e desejos dos consumidores, oferecendo uma visão mais clara e abrangente do seu comportamento e motivações. 

Nos próximos tópicos, exploraremos o conceito de Mapa de Empatia, evidenciando sua importância, desenvolvimento e um exemplo prático para ajudar na sua compreensão do tema. 

O que é Mapa de Empatia?

O Mapa de Empatia refere-se a uma ferramenta visual utilizada para reunir as informações de uma persona durante toda a jornada de compra, a fim de compreender as necessidades, desafios e comportamento do prospect

Nesse sentido, o diagrama, ao permitir a visualização da perspectiva do cliente, torna-se eficaz na análise da audiência em relação aos produtos e serviços, tanto dos clientes quanto dos consumidores. 

Sendo assim, a estrutura do mapa da empatia abrange seis divisões, as quais estão representadas na imagem abaixo:

Mapa de Empatia
Mapa de Empatia

Dessa forma, a finalidade do mapa de empatia é assegurar que o negócio esteja orientado diretamente para o cliente

Além disso, mesmo que os produtos ou serviços satisfaçam as necessidades dos clientes, há espaço para aprimorar a comunicação ou, até mesmo, para impulsionar as vendas da empresa. 

Importância do Mapa de Empatia

A importância do Mapa de Empatia consiste na sua capacidade de promover uma compreensão mais profunda dos clientes, permitindo que as empresas identifiquem suas necessidades, problemas e preferências. 

Nesse contexto, com essa ferramenta, é possível segmentar estratégias de forma mais precisa, desenvolver produtos e serviços mais alinhados às expectativas do público-alvo e aprimorar a comunicação com os clientes

Dessa maneira, o mapa de empatia não apenas facilita a identificação de oportunidades de negócio, mas também contribui para a retenção de clientes, construção de marcas mais relevantes e resilientes no mercado. 

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Como criar um Mapa de Empatia

Confira, logo em seguida, o passo a passo para criar um Mapa de Empatia eficaz: 

1. O que vê? 

A primeira divisão é utilizada para abordar os estímulos visuais recebidos pela persona. Assim, busque responder às seguintes perguntas: 

  • Qual o contexto que a persona está inserida?
  • Como são as relações com seus amigos?
  • Quais os aspectos mais frequentes do seu dia a dia? 

2. O que ouve? 

Nesta etapa, considere os estímulos auditivos que sua persona absorve, não apenas no aspecto literal, como músicas e diálogos, mas também de outros fatores, como os meios de comunicação. 

Dessa forma, tente responder questões como:

  • Quais indivíduos e conceitos exercem influência sobre a persona? 
  • Quais são seus ídolos?
  • Quais são as suas marcas preferidas?
  • Quais são os produtos de comunicação mais consumidos? 

3. O que pensa e sente?

São as percepções que seu produto ou serviço provoca na mente dos clientes. 

  • Qual a perspectiva da persona e relação ao mundo?
  • Quais são os seus problemas?
  • Quais são seus sonhos?

4. O que fala e faz?

Essa seção é direcionada para a utilização do produto ou serviço, desde o momento que a persona decide pela compra. 

Sendo assim, para compreender as ações e falas da sua persona, observe o seu comportamento: tanto o que ele verbaliza quanto o que pratica. 

As perguntas abaixo ajudam no processo: 

  • Sobre quais temas sua persona costuma conversar?
  • Simultaneamente, qual é o seu comportamento?
  • Quais são os seus passatempos? 

5. Quais suas preocupações ?

Abrange as dúvidas e os desafios que o seu público enfrenta ao considerar a compra de seus produtos. 

  • Quais as preocupações da sua persona?
  • Quais as suas insatisfações?
  • Quais obstáculos precisam ser superados para alcançar seus objetivos?

6. Quais suas necessidades?

Relaciona-se às estratégias que podem ser implementadas para impressionar o público-alvo. Assim, pergunte a si mesmo: 

  • O que representa sucesso para sua persona?
  • Quais seus objetivos?
  • O que resolveria seus problemas? 

Relação entre Mapa de Empatia e Persona

A persona, elemento crucial do marketing, auxilia as marcas a compreenderem o comportamento, necessidades, objetivos e demandas do seu público-alvo

Sendo assim, diversos aspectos, como características pessoais, padrões de compra, condição socioeconômica e faixa etária, influenciam o padrão de consumo dos prospects. 

Nesse contexto, a persona é amplamente utilizada para analisar as características e desenvolver um perfil de cliente ideal para a marca. Isso pode ser realizado por meio de pesquisas e estudos que exploram tais temas. 

Assim, a persona se configura como uma representação fictícia do comportamento do consumidor de uma marca específica

A partir desse modelo, torna-se viável elaborar campanhas, iniciativas e produtos mais alinhados com as preferências do público. 

Em relação à persona, o mapa de empatia representa uma análise mais aprofundada, buscando compreender os sentimentos, metas, pensamentos e percepções dos consumidores sobre a marca

Sendo assim, pode-se constatar que persona e mapa de empatia estão diretamente relacionados. Isso resulta em estratégias e abordagens mais precisas, haja vista que a apresenta um conhecimento amplo sobre seus clientes. 

Exemplo de Mapa de Empatia

Nome: Luana 

Idade: 27 anos 

O que pensa e sente?

  • ‘’Preciso investir em uma pós-graduação para complementar meu conhecimento no setor empresarial.’’
  • ‘’Acredito que uma pós-graduação é um fator de destaque no mercado de trabalho.’’

O que escuta?

  • Assiste a documentários da National Geographic, além de filmes natalinos.
  • Prefere marcas com um conceito mais esportivo-natural.
  • Valoriza momentos de diversão e descanso. 

O que fala e faz?

  • Vai ao cinema constantemente.
  • Valoriza o conforto ao se vestir. 

O que vê?

  • Comprometimento com seu sucesso profissional. 
  • Amigos engajados com o setor de marketing digital.

Dores

  • Acredita estar desatualizada em relação às tendências do mercado. 
  • Dificuldade de liderar uma equipe de forma eficaz. 

Necessidades

  • ‘’Preciso complementar meus conhecimentos em marketing digital, gestão de pessoas e de crise.’’
  • ‘’Preciso aprimorar meu desempenho para alavancar minha carreira’’.

Juliana Kaíza

Analista de SEO - Formada em Publicidade e Propaganda.