O Market Share é uma métrica essencial no mundo dos negócios, uma vez que representa a fatia de mercado que uma organização empresarial detém em relação ao total de vendas ou receitas de um setor específico.
Nesse viés, é uma medida crucial para verificar a posição competitiva de uma empresa, sua penetração no mercado e o sucesso de suas estratégias de marketing e vendas.
Nos próximos tópicos, iremos explorar os detalhes do Market Share, evidenciando sua importância, tipos e exemplos. Vamos a leitura?
O que é Market Share?
O Market Share, ou participação de mercado, refere-se ao percentual de vendas ou receita total de uma organização referente ao nicho de mercado, ou seja, a parcela do mercado controlada por uma empresa.
Esse parâmetro é utilizado para mensurar a competitividade e a colocação de uma companhia perante os seus concorrentes. Assim, a partir de porcentagem, analisa o quanto um negócio se destaca em relação a outros do mesmo setor.
Nesse sentido, o Market Share pode ser determinado pela parcela de clientes que consomem os produtos ou serviços de uma organização, bem como pelo volume de vendas ou quantidade de usuários.
Dessa forma, o Market Share é uma métrica amplamente utilizada para determinar o valor de um negócio em comparação à concorrência.
Importância do Market Share
Ao monitorar o avanço do percentual em um determinado período, as empresas conseguem obter um indicativo de desempenho das campanhas de marketing e das iniciativas do planejamento estratégico.
Nesse contexto, o aumento do Market Share significa que a organização está passando por um momento promissor. No entanto, a diminuição pode sinalizar a necessidade de ações para contornar o avanço da concorrência.
Sendo assim, levar em conta tais aspectos é fundamental para compreender o desempenho dos negócios, considerando o contexto de outras empresas do mesmo ramo de atuação.
Ao analisar o crescimento exclusivamente por métricas internas, como a elevação do lucro líquido trimestral, é possível obter um ponto de referência para comparar os resultados internos da empresa.
Dessa forma, realizar cálculos e análises recorrentes do Market share possibilita encontrar motivação para direcionar esforços para cumprir as metas, alcançar novas oportunidades e verificar pontos de melhoria.
Além disso, empresas com uma maior segmentação de mercado geralmente usufruem de benefícios competitivos, com maior capacidade de negociar com fornecedores e firmar parcerias com maior credibilidade.
Como calcular o Market Share?
A partir de três indicadores, o Market Share pode ser calculado. Veja quais são eles:
1. Público-alvo
Considere que uma corporação comercialize produtos destinados ao público masculino de 25 a 30 anos e opere em uma área de 300 mil homens nessa faixa etária.
Caso a empresa tenha 30 mil clientes cadastrados, o Market Share é obtido pela quantidade de clientes registrados pelo total de clientes em potencial, ou seja, 30.000/300.000=0,1= 10%.
Assim, o cálculo do Market Share voltado para o público-alvo pode ser realizado a partir da seguinte fórmula:
Market Share = quantidade de clientes da empresa / total de potenciais clientes do ramo de atuação da organização.
2. Faturamento
O Market Share com base no faturamento pode ser calculado da seguinte maneira:
Market Share = receita da empresa / total da receita da corporação de maior valor do ramo de atuação.
No entanto, dependendo da empresa, dificilmente essas informações podem ser adquiridas. Assim, o cálculo deve ser realizado a partir de estimativas ou estudos, a fim de obter um resultado mais preciso.
3. Valor de mercado
O cálculo do Market Share orientado pelo valor de mercado pode ser realizado seguindo a fórmula abaixo:
Market Share = valor de mercado da organização / valor de mercado total das empresas de maior valor do ramo.
Como aumentar o Market Share?
Logo abaixo, você encontra alguma dicas de como impulsionar Market share de uma organização empresarial:
Campanhas de marketing
As estratégias de marketing digitais são fundamentais para conquistar novos consumidores e impulsionar uma imagem positiva da marca no mercado, visto que busca evidenciar os benefícios e os diferenciais da solução oferecida.
Assim, procure investir em campanhas inovadoras vinculadas às mídias sociais, em marketing de conteúdo e em publicidades na internet para atrair a atenção dos clientes em potencial.
Promova inovações
A criação de produtos ou serviços inovadores é fundamental para ampliar a parcela do mercado controlada por uma empresa.
Nesse sentido, com práticas de gestão de inovação e a manutenção de um ambiente organizacional direcionado à resolução criativa de intercorrências, torna-se possível conquistar um progresso significativo na área.
Além disso, a utilização de tecnologias, a exemplo da Inteligência Artificial (IA), auxilia a personalização da jornada do cliente e a otimização dos processos da empresa.
Relacionamento com o cliente
A promoção de um atendimento ao cliente e um suporte pós-venda de qualidade é essencial para evidenciar o valor dos clientes para a empresa e, com isso, alcançar melhores taxas de fidelização.
Assim, procure investir em treinamento para a equipe de funcionários, em recursos de assistência e em canais de comunicação eficientes, a fim de que os clientes sejam ouvidos e reconhecidos.
Dessa forma, um atendimento ao cliente eficaz, além de fortalecer a fidelidade, é uma vantagem competitiva que fomenta o Market Share da corporação.
Tipos de Market Share
No mercado, há dois tipos de Market share, os quais são:
Market Share de valor
O Market Share de valor é pautado no faturamento, ou seja, o valor em vendas arrecadado por uma empresa. Nesse sentido, objetiva mensurar a participação da corporação no faturamento total de seu segmento de atuação.
Market Share de volume
O Market Share de volume consiste no balanço da quantidade de unidades vendidas em relação ao volume total produzido no mercado. Assim, busca evidenciar a participação da empresa no volume total de vendas de seu ramo.
Exemplo de Market Share
As corporações internacionais utilizam um mercado específico como indicador de desempenho de sua participação no mercado.
Nesse sentido, um exemplo notável de mercado em expansão é a China. Assim, muitas empresas avaliam sua capacidade de crescimento no mercado com base nos consumidores chineses.
A Apple, por exemplo, utiliza o mercado chines como indicador de progresso de seus negócios.
Uma análise publicada pelo Statista revela que a participação de mercado da Apple no setor de smartphones da China apresentou uma queda do ano de 2015 para 2016, apesar do setor ter apresentado um crescimento no mesmo período.
Assim, a queda nas vendas da Apple no período analisado foi relacionada à ausência de um novo lançamento de iPhone. Além disso, a empresa norte-americana perdeu participação de mercado para outras marcas chinesas.