Marketing Digital: estratégia moderna para ampliar os negócios online!

No mundo contemporâneo, onde a presença online é fundamental para o sucesso empresarial, o marketing digital se tornou uma ferramenta indispensável para as empresas. 

Nesse contexto, essa estratégia abrange diversas práticas, como marketing de conteúdo e inbound marketing, as quais são direcionadas para alcançar e engajar o público-alvo com a marca. 

Dessa forma, nos próximos tópicos você irá compreender um pouco mais sobre o marketing digital. Vamos a leitura?!

O que é Marketing Digital? 

O marketing digital refere-se ao conjunto de iniciativas que utilizam a internet ou aparelhos eletrônicos para promover uma marca, comportando-se, assim, como uma importante estratégia de comunicação com potenciais clientes.

Nesse sentido, Philip Kotler, pai do marketing moderno, afirma que o marketing é um processo social que busca satisfazer as necessidades e os desejos das pessoas com a criação, oferta e negociação de produtos e serviços de valor. 

No entanto, partindo desse conceito, é crucial considerar o fenômeno da internet, o qual conecta pessoas de diversas partes do mundo e permite a compra de produtos e serviços de maneira online. 

Sendo assim, o marketing digital surge como uma ferramenta para atender as configurações atuais, ou seja, a partir de plataformas online, é capaz de propor soluções para as necessidades e preocupações dos clientes. 

Qual a importância do Marketing Digital?

O marketing digital consiste em uma estratégia essencial para as empresas que desejam garantir a sua relevância e competitividade no mercado movido pela internet. 

Isso ocorre pois essa estratégia possibilita encaminhar as mensagens de marketing especificamente para o público mais propenso a se interessar pelos produtos e serviços oferecidos. 

Além disso, é uma maneira mais econômica e eficaz de promover a marca e atrair novos clientes, em comparação ao modelo tradicional de publicidade, o que o torna mais acessível para as empresas.

Esse modelo de marketing também possibilita a construção de um vínculo mais duradouro e próximo com os clientes, haja vista que as plataformas digitais possibilitam um contato direto, garantindo um engajamento mais significativo. 

Outros benefícios relacionados ao marketing digital são: 

  • Estabelecer e manter uma presença no meio digital;
  • Ajustar-se constantemente às mudanças do mercado;
  • Examinar dados e avaliar resultados minuciosamente;
  • Oferecer experiências mais personalizadas aos consumidores.

Como fazer um planejamento de Marketing Digital?

Para criar um planejamento de marketing digital eficiente, é fundamental seguir um passo a passo. Confira: 

1. Defina a persona

A persona deve ser pautado no perfil dos consumidores da empresa. Nesse contexto, é preciso entender detalhadamente o perfil de cliente, ou seja, seus interesses, comportamentos e necessidades. 

A partir disso, é possível segmentar e direcionar as ações para os clientes certos, economizando tempo e dinheiro. 

2. Tenha objetivos claros

Ao apresentar objetivos claros, é possível impulsionar a presença online e o reconhecimento da marca, reposicionar a empresa no mercado, gerar mais leads e, a partir disso, aumentar a conversão. 

Nesse contexto, com a definição dos objetivos, é possível estabelecer ações mais direcionadas, a fim de garantir bons resultados para a empresa. 

3. Crie um cronograma 

Para que a marca alcance um resultado orgânico, é fundamental desenvolver de forma eficaz o SEO (Search Engine Optimization ou otimização dos mecanismos de busca). 

Nesse sentido, é preciso pensar detalhadamente no cronograma de cada iniciativa, ou seja, as ações devem ser estruturadas com antecedência, a fim de garantir um processo organizado. 

Por exemplo, pensando na Black Friday, é preciso iniciar as campanhas de marketing em maio para garantir uma busca orgânica dos produtos. 

4. Tenha uma equipe capacitada 

A equipe de marketing digital precisa apresentar conhecimento profundo das diferentes técnicas desse campo. 

Sendo assim, saber utilizar as ferramentas de automação, avaliar as métricas e ser capaz de ajustar as ações com base nos resultados é fundamental para estruturar uma estratégia eficaz. 

5. Selecione os canais mais eficazes 

Após a definição das personas, a empresa é capaz de selecionar os melhores canais para promover as campanhas de publicidade. Nesse sentido, considere a plataforma que irá atingir seu público-alvo

Quais são as estratégias mais comuns de Marketing Digital?

Confira, logo em seguida, as principais estratégias de marketing digital: 

Inbound marketing 

O inbound marketing, também conhecido como marketing de atração, objetiva atrair novos consumidores para a empresa, despertando interesse nos produtos ou serviços oferecidos pela marca. 

Nessa estratégia, as empresas buscam entender as preocupações e necessidades dos clientes em potencial para oferecer soluções que atendam seus interesses. 

Marketing de conteúdo 

O marketing de conteúdo consiste no direcionamento de conteúdos relevantes que atendam os interesses e necessidades dos clientes. No entanto, para isso, é crucial compreender a persona, a fim de promover conteúdos personalizados. 

Além disso, é fundamental promover os conteúdos nos canais mais utilizados pelo público-alvo. Veja alguns desses canais de marketing

Blog 

Desenvolver e manter um blog é uma das estratégias mais populares e interessantes do marketing de conteúdo. 

Sendo assim, o blog consiste em um espaço exclusivo para o seu negócio, haja vista que é livre de interferências. Nele, a empresa pode publicar conteúdos que sejam relevantes não apenas para as empresas, mas também para seus clientes. 

Além disso, com o blog, a empresa é capaz de alcançar maior relevância e visibilidade no mercado, permitindo, com isso, conquistar novos clientes. 

Redes sociais 

As redes sociais representam um canal amplamente utilizado para promover a interação e comunicação com o público, bem como para oferecer conteúdos de qualidade que sejam compatíveis com  o perfil do público-alvo. 

Sendo assim, por meio das plataformas, como TikTok, Instagram, Facebook e YouTube, os usuários conseguem se conectar e aproximar-se de suas marcas favoritas, possibilitando conhecer mais sobre os produtos. 

Assim, permite ampliar o alcance da marca e, consequentemente, impulsionar as vendas. 

E-mail marketing 

O e-mail marketing consiste no envio de  e-mail para uma lista de contatos. Nesse sentido, essa estratégia permite fortalecer a marca, promover produtos e serviços, comunicar com os clientes em potencial e impulsionar as vendas. 

Além disso, o e-mail marketing possibilita a segmentação da lista de contatos e o monitoramento de diversos dados, como alcance, taxa de abertura e respostas.

Juliana Kaíza

Analista de SEO - Formada em Publicidade e Propaganda.