A conquista de Novos Mercados é uma estratégia essencial para as empresas que buscam crescimento, diversificação e fortalecimento de sua posição competitiva.
Nesse viés, ao explorar novos territórios, sejam novas cidades, sejam novos países, as empresas são capazes de alcançar novos consumidores e reduzir a dependência por um único nicho.
Nos próximos tópicos, iremos explorar um pouco mais sobre esse assunto, evidenciando suas vantagens e estratégias essenciais para a expansão empresarial. Vamos a leitura?
O que são Novos Mercados?
O conceito “Novos Mercados” refere-se ao conjunto de estratégias adotadas por empresas de diversos setores para expandir seus negócios, buscando, assim, novas oportunidades de crescimento e inovação.
Nesse contexto, ao conquistar novos mercados, a empresa é capaz de aumentar suas vendas, impulsionar a presença da marca no mercado e, a partir disso, aumentar a receita e os lucros do negócio.
Sendo assim, para expandir seus negócios, é fundamental que novos produtos ou serviços sejam lançados. No entanto, esses lançamentos não precisam caracterizar uma novidade no mercado. Veja alguns exemplos:
- desenvolvimento de novos produtos ou serviços para a comercialização em um mercado já consolidado;
- incluir na base de produção serviços e produtos com presença no mercado;
- produzir novos produtos ou serviços em um novo mercado.
Nesse sentido, pode-se apontar como exemplo de implementação de novos mercados a consolidação de aplicativos de mobilidade, a exemplo do Uber, que revolucionou um mercado limitado a utilização de táxis.
Além disso, para explorar novos mercados, é fundamental investir em uma estratégia de planejamento para conduzir o processo com eficiência e oferecer soluções de qualidade para os novos consumidores.
Dessa forma, os seguintes aspectos devem ser contemplados:
- analisar o mercado que deseja explorar;
- perspectiva de sucesso da estratégia adotada;
- estudar as melhores oportunidades de canais de distribuição;
- cultura local;
- perspectivas econômicas e sociais;
- modelo de negócio a ser implementado.
Quais as vantagens de investir em Novos Mercados?
A conquista de novos mercados proporciona diversos benefícios para as empresas. Veja quais são essas vantagens:
Acesso a novos clientes
Pensando na tendência de saturação de mercado, a exploração de novos mercados possibilita superar esse desafio, visto que possibilita o contato com novos clientes.
Além disso, o acesso a novos mercados possibilita conhecer nichos antes não explorados pela empresa, o que expande a base de consumidores e lucratividade da empresa.
Diversificação de riscos
Uma empresa que limita suas atividades em um único mercado pode enfrentar desafios, principalmente, em momentos de desaceleração econômica ou alterações regulatórias.
Dessa forma, a conquista de novos mercados diminui, significativamente, a dependência e divide os riscos entre os diferentes mercados explorados.
Aumento da competitividade
Expandir suas soluções em mercados com baixa competitividade é fundamental para o crescimento empresarial.
Isso, além de aumentar a lucratividade, impulsiona o meio a buscar novas estratégias, inovações e operações para competir com as empresas que estão conquistando bons resultados.
Oportunidades de inovação
Para expandir a atuação em novos mercados, a empresa precisa passar por algumas adaptações, a exemplo de modificações nos produtos, serviços e, principalmente, nas operações.
Isso exige inovações, sejam incrementais, sejam disruptivas, a fim de impulsionar o desempenho e os resultados da empresa no novo mercado.
Aumento da lucratividade
Ao expandir suas atividades para outros mercados, a lucratividade da empresa aumenta, haja vista que, ao acessar novos consumidores e gerar novas demandas, maior é o faturamento.
Acesso a novos talentos
O alcance de novos mercados possibilita o acesso a profissionais com qualificação em áreas diferenciadas.
Assim, a empresa é capaz de explorar novas habilidades, as quais podem ser incluídas nos processos empresariais para impulsionar os resultados e a presença da marca no mercado cada vez mais competitivo.
Quais os tipos de estratégias de expansão para Novos Mercados?
Existem diversas estratégias de expansão para novos mercados que as empresas podem adotar, as quais variam conforme os objetivos, recursos e características do mercado-alvo. Veja, logo abaixo, alguns exemplos de estratégias:
Expansão geográfica
A expansão geográfica consiste no acesso a novas cidades, regiões ou, até mesmo, países para comercializar seus produtos ou serviços.
Para isso, é fundamental fazer um estudo do mercado em potencial, a fim de compreender as características, necessidades e preferências dos consumidores ali presentes.
Além disso, estratégias de marketing devem ser utilizadas para impulsionar a imagem da empresa no novo mercado e, com isso, cativar a atenção dos clientes em potencial.
Diversificação de produtos ou serviços
A diversificação de produtos ou serviços é essencial para as empresas que buscam expandir as suas atividades em novos mercados, a fim de ampliar suas ofertas, reduzir o fator dependência e distribuir riscos.
Nesse sentido, para implementar essa estratégia, é preciso investir em pesquisa e desenvolvimento, haja vista que possibilita criar e alterar as ofertas para suprir as necessidades dos consumidores em potencial.
Inserção em novos ramos
Para explorar novos setores, é crucial apresentar um conhecimento profundo do novo segmento, a fim de compreender as dinâmicas de mercado, necessidades dos consumidores e principais concorrentes.
Nesse sentido, a inserção em novos ramos abrange modificações internas, fusões, aquisição ou colaborações estratégicas.
Isso resultando na diversificação dos processos operacionais, os quais auxiliam na redução da oscilação de um setor específico.
Franchising
O franchising consiste em uma estratégia amplamente utilizada pelas empresas que desejam expandir suas atividades, uma vez que, além de apresentar um menor custo, elimina os riscos de abrir um negócio por conta própria.
Nesse sentido, ao franquear seu modelo de empreendimento, as empresas podem expandir-se rapidamente, aproveitando o capital e o empenho dos franqueados.
Como conquistar Novos Mercados?
A conquista de novos mercados requer uma abordagem estratégica, a qual abrange os seguintes aspectos:
- Realização de uma pesquisa de mercado para entender a concorrência local, bem como as características, necessidades e preferências do público-alvo:
- Adaptação dos produtos ou serviços, garantindo que eles estejam alinhados com as demandas e características culturais do novo mercado;
- Adoção de estratégias de marketing para atrair a atenção do público-alvo e, com isso, conquistar novos clientes para a base de consumidores da organização;
- Investir em um sistema operacional e logístico eficiente;
- Garantir uma boa experiência do cliente, abrangendo um suporte adequado e atendimento de qualidade;
- Monitoramento constante do desempenho da marca no novo mercado.