Workflow: estratégia ideal para maximizar os processos empresariais

O Workflow é um conceito chave no gerenciamento de processos empresariais, haja vista que representa uma sequência estruturada de atividades que levam à conclusão de uma tarefa ou projeto. 

Nesse viés, ao organizar um fluxo de trabalho eficaz, as empresas podem padronizar procedimentos, otimizar a eficiência e garantir a qualidade dos resultados. 

Dessa forma, um workflow bem estruturado facilita a coordenação entre diferentes equipes e departamentos, reduzem erros e aumentam a produtividade. Confira mais sobre esse assunto nos próximos tópicos!

O que é Workflow?

O Workflow, também conhecido como fluxo de trabalho, refere-se a um conjunto de tarefas que devem ser realizadas sequencialmente para que um projeto seja concluído

Nesse contexto, o workflow deve ser organizado de maneira a refletir a rotina da equipe de funcionários, ou seja, as atividades devem ser distribuídas e ordenadas em uma sequência que garanta a qualidade e agilidade no trabalho. 

Sendo assim, a transição de uma tarefa para a outra deve ser realizada de maneira simples, eliminando, assim, possíveis falhas e gargalos. 

Dessa maneira, o fluxo de trabalho pode ser entendido como uma série de atividades dispostas em uma ordem lógica de execução, assegurando eficiência e um resultado de alta qualidade. 

Essa ordem é estruturada em fluxogramas ou mapa dos processos, o que garante uma visualização mais clara sobre a próxima ação a ser realizada após a conclusão de alguma tarefa.

Além disso, o workflow pode ser automatizado com a utilização de ferramentas e softwares que aplicam regras para determinar quando uma etapa foi finalizada e quando a próxima deverá ser iniciada. 

Como funciona o Workflow?

O sistema de Workflow pode ser dividido da seguinte maneira: 

AD HOC 

O AD HOC consiste em um procedimento manual descomplicado. Nesse sentido, os elementos podem ser modificados ou deslocados conforme as regras e processos determinados pelas empresas caso seja necessário. 

Administrativo

O administrativo refere-se a um processo burocrático, visto que é integrado a outros ramos da empresa. Além disso, com o workflow, é possível que seja simplificado, já que permite organizar as informações. 

Produtivo 

No produtivo, a intervenção humana para a execução dos processos é facultativa, haja vista que geralmente são mais repetitivos, apresentam maior complexidade e demandam um nível maior de qualificação. 

Colaborativo 

Abrange o trabalho colaborativo realizado por diferentes setores da empresa, os quais apresentam um objetivo em comum

O workflow colaborativo por ser mais independente, não fornece uma agilidade significativa, haja vista que exige atividades repetidas de determinado processo até que o objetivo seja alcançado. 

No entanto, consiste em um processo mais completo, uma vez que a colaboração conjunta das habilidades dos profissionais da equipe. 

Transacional 

O transacional refere-se às atividades que podem ser executadas de forma colaborativa, mas, em setores diferentes, visa garantir uma maior credibilidade e precisão na realização das tarefas. 

Vantagens do Workflow

A implementação de um workflow proporciona diversas vantagens para uma empresa. Confira, logo abaixo,  alguns benefícios do fluxo de trabalho: 

  • Diminuição de custos e minimização de desperdícios;
  • Melhoria da eficiência e eficácia dos processos;
  • Aumento da transparência na utilização e tratamento de informações;
  • Maior cooperação entre os funcionários da equipe e do trabalho em conjunto;
  • Promoção da melhoria nos processos. 

Tipos de Workflow

Alguns tipos comuns de workflow incluem: 

Workflow sequencial 

O fluxo de trabalho sequencial pode ser representado em um diagrama com uma sequência simples, a qual cada fase depende da conclusão da fase anterior.  

Nesse contexto, o workflow sequencial é muito utilizado para gerenciar processos de vendas de produtos ou serviços, pois as etapas são fixas e não exigem retorno às tarefas anteriores

O workflow sequencial também pode ser empregado para a execução de onboarding de funcionários. 

Workflow baseado em eventos

O workflow baseado em eventos consiste no processo que avança de um evento para outro, podendo retornar a etapas anteriores

Nesse sentido, esse fluxo de trabalho pode ser comparado a um quebra-cabeça, haja vista que, constantemente, peças essenciais estão sendo posicionadas para completar um projeto ou processo empresarial

Além disso, o workflow baseado em eventos também pode ser utilizado em processos que envolvem recursos criativos, produtos e serviços que precisam de revisão, ou dados complementares sobre clientes e gestores.

Workflow orientado por regras 

O workflow orientado por regras estabelece diferentes resultados para situações que podem ocorrer de maneira variada. 

Nesse modelo, para que uma sequência de atividades seja iniciada, é fundamental que uma condição específica seja comprida. Isso permite determinar o fluxo de trabalho que será seguido. 

O workflow orientado por regras é essencial para ajudar a equipe a compreender como agir em diferentes cenários, o que proporciona autonomia e acelera a ação dos profissionais. 

Essa rapidez é essencial para que as empresas consigam crescer, fornecer uma experiência exemplar aos clientes e aumentar a motivação da equipe

Workflow em loop 

O workflow em loop  não apresenta início, meio e fim, uma vez que, após o cumprimento de uma atividade, ele retorna à primeira etapa, reiniciando o ciclo. 

Nesse contexto, esse fluxo de trabalho é amplamente empregado em diversos departamentos, como customer success, financeiro e Recursos Humanos.

Como criar um Workflow?

Confira, logo abaixo, o passo a passo para desenvolver um workflow eficiente: 

1. Desenvolva um inventário dos recursos disponíveis

A elaboração de um inventário permite avaliar os recursos disponíveis, bem como o que ainda precisa ser adquirido para conduzir todo o processo. 

Isso é importante não apenas para o aproveitamento das potencialidades do negócio, mas também para verificar as áreas que precisam de melhorias. 

Sendo assim, considere os seguintes aspectos ao realizar o inventário:

  • disponibilidade de tempo; 
  • número de funcionários na equipe;
  • formação dos profissionais;
  • materiais disponíveis para utilização;
  • softwares e programas nos aparelhos da empresa;
  • capital e investimentos necessários. 

2. Registro dos processos

O registro dos processos abrange a documentação do fluxo de trabalho e a listagem dos processos produtivos em ordem cronológica. Por conta disso, é preciso analisar o valor de cada recurso investido em cada atividade. 

Além disso, é fundamental verificar quais práticas são interdependentes, haja vista que o recomendado é que as tarefas sejam realizadas em um computador com o amparo de um software. 

3. Faça um mapa para orientar os procedimentos 

Com as informações obtidas nas etapas anteriores, é possível esquematizar todos os aspectos do trabalho.

Nesse sentido, faça a conexão dos processos interdependentes de maneira cronológica e realize uma organização visual, como em um fluxograma.

Além disso, é crucial realizar revisões periódicas das etapas do workflow para que falhas sejam evitadas. 

4. Envolva a equipe 

Integrar os colaboradores na transição para o workflow é crucial para o sucesso nos processos. 

Nesse sentido, demonstre aos funcionários as vantagens do novo sistema, evidenciando a simplificação da organização do trabalho, listagem de prioridades e visualização ampla das tarefas a serem cumpridas. 

Além disso, o workflow permite que os profissionais sejam reconhecidos e valorizados pelos trabalhos realizados, visto que todas as tarefas ficam registradas no sistema. 

5. Avalie os resultados 

O processo de avaliar os resultados é essencial para verificar a eficácia do workflow. Sendo assim, essa etapa analisa os seguintes aspectos do fluxograma: 

  • coerência;
  • esquematização;
  • imprecisões;
  • entendimento por parte da equipe de profissionais. 

Dessa forma, ao apresentar o workflow a equipe, é importante verificar  potenciais melhorias no ambiente de trabalho. Além disso, recolha feedbacks dos funcionários, a fim de implementar melhorias. 

Exemplos de Workflow

Logo abaixo, você encontra alguns exemplos de workflow que podem ser empregados em uma empresa. 

Marketing de Conteúdo 

O marketing de conteúdo abrange diversas etapas estratégicas, as quais demandam profissionais qualificados para elaborar a pauta do conteúdo, escrever e revisar o texto. 

Além disso, também é necessário que o profissional de marketing digital otimize os conteúdos produzidos, a fim de promover o texto no Google e publicar no blog. 

Nesse sentido, caso seja publicado apenas um conteúdo no blog por semana, o workflow não demandará muito esforço. 

No entanto, caso o blog apresente um elevado número de publicações feitas por diversos redatores, o processo pode se tornar desordenado sem um workflow eficiente. 

Sendo assim, a produção de conteúdos pode sofrer atrasos, o que compromete o calendário editorial e os prazos que devem ser cumpridos. 

Dessa maneira, o workflow orientado para o marketing de conteúdos permite acompanhar as etapas do processo, a fim de que as tarefas sigam o planejamento.

E-mail marketing 

Um exemplo de fluxo de trabalho é a automatização de e-mail marketing, o qual necessita de diversas etapas para que o processo seja conduzido corretamente. 

Embora o e-mail marketing possa incluir ações simples, como o envio semanal de newsletters, criar um workflow é essencial para engajar os leads e aumentar a probabilidade de finalização da compra e, com isso, o faturamento da empresa. 

O processo segue o passo a passo abaixo: 

  • criação do conteúdo do e-book que será disponibilizado; 
  • produção do texto do e-book por um redator;
  • aspecto visual do e-book é realizado por um designer;
  • publicação do e-book em uma landing page do blog;
  • uma sequência de e-mails é criada no instante em que um e-book é baixado;
  • essa sequência é introduzida em uma ferramenta de automação de marketing digital. 

Contratação de funcionários 

O processo de contratação de novos funcionários permite alinhar as necessidades das empresas com a competência dos profissionais. Sendo assim, confira como o workflow é empregado nesse processo: 

  • Passo 1: Após ser aprovado no processo seletivo, um e-mail de boas vindas é enviados ao novo colaborador;
  • Passo 2: As informações pessoais do funcionário são registradas no banco de dados da organização empresarial;
  • Passo 3: Todas as questões legais são realizados, incluindo a assinatura da carteira de trabalho e a emissão de benefícios;
  • Passo 4: O novo colaborador é apresentado aos funcionários da empresa;
  • Passo 5: Os materiais de trabalho, como computadores e softwares, são disponibilizados;
  • Passo 6: O profissional passa por um treinamento para exercer suas tarefas. 

Juliana Kaíza

Analista de SEO - Formada em Publicidade e Propaganda.