Onboarding: entenda como integrar novos talentos à equipe empresarial

O onboarding, ou integração de novos colaboradores, é um processo crucial no ambiente empresarial para receber e integrar de forma eficaz os novos funcionários. 

Nesse viés, esse processo não se limita apenas à familiarização com o ambiente físico e as tarefas, mas também abrange a introdução à cultura corporativa, políticas internas, e o alinhamento de expectativas. 

Dessa maneira, nos próximos tópicos você irá compreender um pouco mais sobre o onboarding. Vamos lá?!

O que é Onboarding?

O onboarding refere-se ao processo de integrar novos profissionais à empresa, pautando-se em um conjunto de tarefas, as quais abrangem desde a recepção dos colaboradores até a capacitação e a adaptação com o restante da equipe. 

Nesse sentido, o onboarding é derivado do termo ‘’to board’’, o qual significa ‘’embarcar’’. Sendo assim, objetiva assegurar um processo de adaptação mais calmo e leve e a retenção do novo funcionário.

Além disso, permite que o novo colaborador consiga compreender amplamente a cultura da empresa, os processos desempenhados, bem como as suas responsabilidades. 

Qual a importância do Onboarding?

O onboarding é crucial para uma integração bem-sucedida de novos funcionários em uma empresa. Dessa maneira, a importância desse processo pode se destacar em diversos aspectos, como: 

Maior engajamento dos colaboradores 

O processo de integração de novos profissionais promove um sentimento de acolhimento no ambiente laboral desde o instante inicial da contratação. 

Nesse sentido, os novos colaboradores se sentem mais dispostos para trabalhar e mais seguros para esclarecer dúvidas e solicitar ajuda. Isso permite impulsionar o engajamento e a motivação dos profissionais. 

Aumento da qualidade das entregas

O alinhamento do onboarding permite que os profissionais recém contratados compreendam suas funções e conheçam seus líderes e gestores. 

A partir disso, a execução dos processos torna-se mais fácil, o que promove uma adaptação mais leve e uma melhora na qualidade das entregas, resultando em benefícios mais rápidos para a empresa. 

Redução de erros e retrabalho 

O onboarding auxilia na redução das falhas que os novos profissionais podem cometer, haja vista que promovem treinamentos para capacitar os colaboradores das tarefas a serem executadas. 

Com isso, a equipe reduz a necessidade de refazer as atividades, conferindo maior autonomia ao time e promovendo maior otimização da produtividade empresarial. 

Diminuição da rotatividade

As atribuições do onboarding são fundamentais para reter talentos e reduzir a rotatividade dos funcionários. 

Assim, a corporação é capaz de economizar tempo e recursos financeiros que seriam gastos na contratação e capacitação de novos colaboradores, evitando que a equipe fique sobrecarregada devido a carência de trabalhadores.  

Melhoria no clima organizacional 

Ao serem contratados, os novos profissionais são integrados ao restante da equipe. Esse processo é crucial para estabelecer relações e conexões, assegurando um ambiente mais acolhedor. 

Dessa maneira, ao alinhar toda a equipe à cultura organizacional, os profissionais passam a trabalhar em prol dos mesmos objetivos, promovendo um ambiente mais proativo. 

Fortalecimento da cultura organizacional 

O onboarding também é indicado para fortalecer a cultura organizacional da empresa, evidenciando aos novos colaboradores os valores e objetivos do negócio. 

Assim, os profissionais conseguem compreender a postura que devem adotar no novo ambiente de trabalho, bem como as possibilidades de avanço de carreira dentro da empresa.  

Quais são as fases do Onboarding? 

O processo do onboarding é composto por seis fases, as quais são: 

1. Alinhamento 

Durante o período de entrevista, é fundamental verificar se o perfil dos candidatos se alinham com as expectativas da empresa, bem como com a cultura organizacional. 

Nesse sentido, após a contratação, é essencial alinhar o profissional com as próximas etapas do onboarding, evidenciando as funções a serem executadas e o responsável pelo seu departamento.

2. Preparação

O setor de RH deve estar preparado para receber os profissionais recém contratados. 

Sendo assim, é preciso enviar e-mails de boas vindas, bem como um manual de instrução para novos funcionários, evidenciando os processos empresariais e a proposta de valor associada à empresa. 

3. Tour 

Apresentar a empresa para o novo colaborador é fundamental para auxiliá-lo a se adaptar ao ambiente e à estrutura da empresa

Sendo assim, durante o tour, é essencial apresentar as lideranças de cada setor da empresa, bem como os membros da alta administração. 

Além disso, também é importante mostrar os departamentos onde cada time irá desempenhar suas funções, sendo uma oportunidade para conhecer a equipe de vendas, marketing e administração.  

4. Recepção 

Após o tour, a próxima etapa consiste em receber os novos colaboradores, para isso a empresa pode organizar uma pequena recepção, como um café ou lanche. 

A recepção é, portanto, um momento para proporcionar um acolhimento aos recém contratados. Além disso, procure distribuir os materiais de trabalho, como manuais, ferramentas, senhas de acesso e brindes. 

5. Treinamentos 

 O treinamento dos novos funcionários é uma parte fundamental do onboarding, uma vez que permite alinhar as habilidades técnicas e comportamentais dos profissionais com os processos da empresa. 

Sendo assim, é preciso organizar um cronograma de atividades, repassando orientações e confirmando suas funções

Durante o treinamento, o indicado é selecionar um profissional antigo para ser o mentor do novo funcionário, acompanhado e orientado o recém-contratado de suas tarefas. 

6. Acompanhamento 

A última etapa consiste no acompanhamento do processo. Nesse sentido, dependendo da posição ocupada, o acompanhamento pode demandar um maior tempo, o que exige uma atenção especial do RH

Além disso, é crucial conversar regularmente e solicitar feedbacks para compreender se as expectativas estão sendo atendidas e garantir que o colaborador permaneça motivado.

Quais são os 4 Cs do Onboarding?

Desenvolvida pela professora de administração da Cameron na Portland State University, Talya Bauer, a metodologia dos 4 Cs é destinada para a estruturação do processo de integração de novos funcionários. 

Veja, logo abaixo, quais são eles: 

Conformidade

  • Ênfase em normas legais, políticas e regras da empresa;
  • Exposição do código de conduta e dos valores organizacionais;
  • Instrução sobre a segurança do trabalho e melhores práticas. 

Clarificação 

  • Alinhar as expectativas da corporação com as do funcionário;
  • Exposição das metas e das atribuições do cargo;
  • Estabelecimento de objetivos de curto a longo prazo. 

Cultura

  • Integração na cultura e nos valores da organização;
  • Apresentação da trajetória da empresa e se seus emblemas;
  • Integração com o restante do time. 

Conexão 

  • Desenvolvimento de redes de contato na corporação;
  • Apresentação de meios de comunicação e feedbacks;
  • Possibilidade de envolvimento em eventos sociais e atividades.

Juliana Kaíza

Analista de SEO - Formada em Publicidade e Propaganda.