O onboarding, ou integração de novos colaboradores, é um processo crucial no ambiente empresarial para receber e integrar de forma eficaz os novos funcionários.
Nesse viés, esse processo não se limita apenas à familiarização com o ambiente físico e as tarefas, mas também abrange a introdução à cultura corporativa, políticas internas, e o alinhamento de expectativas.
Dessa maneira, nos próximos tópicos você irá compreender um pouco mais sobre o onboarding. Vamos lá?!
O que é Onboarding?
O onboarding refere-se ao processo de integrar novos profissionais à empresa, pautando-se em um conjunto de tarefas, as quais abrangem desde a recepção dos colaboradores até a capacitação e a adaptação com o restante da equipe.
Nesse sentido, o onboarding é derivado do termo ‘’to board’’, o qual significa ‘’embarcar’’. Sendo assim, objetiva assegurar um processo de adaptação mais calmo e leve e a retenção do novo funcionário.
Além disso, permite que o novo colaborador consiga compreender amplamente a cultura da empresa, os processos desempenhados, bem como as suas responsabilidades.
Qual a importância do Onboarding?
O onboarding é crucial para uma integração bem-sucedida de novos funcionários em uma empresa. Dessa maneira, a importância desse processo pode se destacar em diversos aspectos, como:
Maior engajamento dos colaboradores
O processo de integração de novos profissionais promove um sentimento de acolhimento no ambiente laboral desde o instante inicial da contratação.
Nesse sentido, os novos colaboradores se sentem mais dispostos para trabalhar e mais seguros para esclarecer dúvidas e solicitar ajuda. Isso permite impulsionar o engajamento e a motivação dos profissionais.
Aumento da qualidade das entregas
O alinhamento do onboarding permite que os profissionais recém contratados compreendam suas funções e conheçam seus líderes e gestores.
A partir disso, a execução dos processos torna-se mais fácil, o que promove uma adaptação mais leve e uma melhora na qualidade das entregas, resultando em benefícios mais rápidos para a empresa.
Redução de erros e retrabalho
O onboarding auxilia na redução das falhas que os novos profissionais podem cometer, haja vista que promovem treinamentos para capacitar os colaboradores das tarefas a serem executadas.
Com isso, a equipe reduz a necessidade de refazer as atividades, conferindo maior autonomia ao time e promovendo maior otimização da produtividade empresarial.
Diminuição da rotatividade
As atribuições do onboarding são fundamentais para reter talentos e reduzir a rotatividade dos funcionários.
Assim, a corporação é capaz de economizar tempo e recursos financeiros que seriam gastos na contratação e capacitação de novos colaboradores, evitando que a equipe fique sobrecarregada devido a carência de trabalhadores.
Melhoria no clima organizacional
Ao serem contratados, os novos profissionais são integrados ao restante da equipe. Esse processo é crucial para estabelecer relações e conexões, assegurando um ambiente mais acolhedor.
Dessa maneira, ao alinhar toda a equipe à cultura organizacional, os profissionais passam a trabalhar em prol dos mesmos objetivos, promovendo um ambiente mais proativo.
Fortalecimento da cultura organizacional
O onboarding também é indicado para fortalecer a cultura organizacional da empresa, evidenciando aos novos colaboradores os valores e objetivos do negócio.
Assim, os profissionais conseguem compreender a postura que devem adotar no novo ambiente de trabalho, bem como as possibilidades de avanço de carreira dentro da empresa.
Quais são as fases do Onboarding?
O processo do onboarding é composto por seis fases, as quais são:
1. Alinhamento
Durante o período de entrevista, é fundamental verificar se o perfil dos candidatos se alinham com as expectativas da empresa, bem como com a cultura organizacional.
Nesse sentido, após a contratação, é essencial alinhar o profissional com as próximas etapas do onboarding, evidenciando as funções a serem executadas e o responsável pelo seu departamento.
2. Preparação
O setor de RH deve estar preparado para receber os profissionais recém contratados.
Sendo assim, é preciso enviar e-mails de boas vindas, bem como um manual de instrução para novos funcionários, evidenciando os processos empresariais e a proposta de valor associada à empresa.
3. Tour
Apresentar a empresa para o novo colaborador é fundamental para auxiliá-lo a se adaptar ao ambiente e à estrutura da empresa.
Sendo assim, durante o tour, é essencial apresentar as lideranças de cada setor da empresa, bem como os membros da alta administração.
Além disso, também é importante mostrar os departamentos onde cada time irá desempenhar suas funções, sendo uma oportunidade para conhecer a equipe de vendas, marketing e administração.
4. Recepção
Após o tour, a próxima etapa consiste em receber os novos colaboradores, para isso a empresa pode organizar uma pequena recepção, como um café ou lanche.
A recepção é, portanto, um momento para proporcionar um acolhimento aos recém contratados. Além disso, procure distribuir os materiais de trabalho, como manuais, ferramentas, senhas de acesso e brindes.
5. Treinamentos
O treinamento dos novos funcionários é uma parte fundamental do onboarding, uma vez que permite alinhar as habilidades técnicas e comportamentais dos profissionais com os processos da empresa.
Sendo assim, é preciso organizar um cronograma de atividades, repassando orientações e confirmando suas funções.
Durante o treinamento, o indicado é selecionar um profissional antigo para ser o mentor do novo funcionário, acompanhado e orientado o recém-contratado de suas tarefas.
6. Acompanhamento
A última etapa consiste no acompanhamento do processo. Nesse sentido, dependendo da posição ocupada, o acompanhamento pode demandar um maior tempo, o que exige uma atenção especial do RH.
Além disso, é crucial conversar regularmente e solicitar feedbacks para compreender se as expectativas estão sendo atendidas e garantir que o colaborador permaneça motivado.
Quais são os 4 Cs do Onboarding?
Desenvolvida pela professora de administração da Cameron na Portland State University, Talya Bauer, a metodologia dos 4 Cs é destinada para a estruturação do processo de integração de novos funcionários.
Veja, logo abaixo, quais são eles:
Conformidade
- Ênfase em normas legais, políticas e regras da empresa;
- Exposição do código de conduta e dos valores organizacionais;
- Instrução sobre a segurança do trabalho e melhores práticas.
Clarificação
- Alinhar as expectativas da corporação com as do funcionário;
- Exposição das metas e das atribuições do cargo;
- Estabelecimento de objetivos de curto a longo prazo.
Cultura
- Integração na cultura e nos valores da organização;
- Apresentação da trajetória da empresa e se seus emblemas;
- Integração com o restante do time.
Conexão
- Desenvolvimento de redes de contato na corporação;
- Apresentação de meios de comunicação e feedbacks;
- Possibilidade de envolvimento em eventos sociais e atividades.