Plataformas Jurídicas: 12 exemplos para inserir na sua rotina

No setor jurídico, onde a precisão e a eficiência são fundamentais, lidar com um grande volume de processos e informações pode ser um desafio constante. 

Além das demandas rotineiras, a necessidade de manter a organização e atender prazos rigorosos exige soluções que vão além das práticas tradicionais.

É nesse contexto que as plataformas jurídicas ganham relevância, trazendo tecnologia como aliada para simplificar e otimizar o trabalho dos profissionais da área. 

Ao automatizar tarefas, melhorar a gestão de documentos e facilitar o acesso a dados, essas ferramentas não apenas aumentam a produtividade, mas também oferecem maior segurança e confiabilidade na execução das atividades.

O que são Plataformas Jurídicas? 

As Plataformas Jurídicas referem-se a sistemas e ferramentas digitais criados especificamente para atender às necessidades dos profissionais da área jurídica

Nesse sentido, os software para advogados ajudam a otimizar o trabalho diário, oferecendo diversas funcionalidades, a exemplo da gestão de processos e documentos, controle financeiro e organização de prazos. 

Alguns sistemas integram atualizações automáticas sobre a legislação, jurisprudência e andamento processual, permitindo o acompanhamento em tempo real pelo advogado. 

Além disso, muitas plataformas para advogados são projetadas para facilitar a comunicação e o relacionamento com os clientes. Sendo assim, ferramentas como portais e mensagens instantâneas ajudam a manter os clientes informados. 

Dessa forma, o objetivo principal é simplificar e agilizar o trabalho dos advogados, permitindo que eles se concentrem em atividades estratégicas, enquanto a plataforma gerencia tarefas operacionais e administrativas. 

Dicas de produtividade para advogados 

Manter a produtividade ao longo do expediente é um desafio e um desejo para muitos advogados. Nesse sentido, a rotina nos escritórios de advocacia é intensa e agitada, especialmente com o surgimento de intercorrências. 

Sendo assim, para melhorar a organização no local de trabalho, é fundamental priorizar os seguintes fatores: 

  • Gestão operacional– definição de processos, otimização da gestão do tempo e priorização de atividades;
  • Planejamento financeiro– organização das entradas e saídas do escritório;
  • Relacionamento com os clientes– garantir a fidelização e prospecção de clientes.

Assim, o emprego de plataformas possibilita automatizar esses processos, facilitando o dia a dia dos advogados. 

12. Exemplos de Plataforma Jurídicas

Após compreender o conceito de Plataforma Jurídicas, confira, logo abaixo, doze exemplos disponíveis no mercado: 

1. Google Agenda

O Google Agenda consiste em um calendário que possibilita o gerenciamento de compromissos e prazos. 

Nesse sentido, com essa ferramenta, os advogados podem agendar reuniões e definir lembretes para prazos processuais. 

Além disso, permite o compartilhamento das informações com colegas de trabalho, facilitando a organização das atividades dentro do escritório. 

2. Google Docs

O Google Docs é uma plataforma que pode ser utilizada para a realização de diversas atividades, a exemplo da produção de planilhas, edição de textos e elaboração de formulários e apresentações. 

Entre duas vantagens, destaca-se a facilidade de acesso aos documentos em qualquer lugar, mesmo offline, e a característica de salvar os documentos de forma automática e a conversão de Office para Google. 

3. Google Drive

O Google Drive é uma plataforma direcionada para o armazenamento em nuvem, oferecendo 15 GB para que os advogados possam guardar diversos tipos de arquivos, como documentos, fotos e vídeos. 

Nesse sentido, essa ferramenta permite acessar os arquivos de qualquer lugar e ocupa um pequeno espaço da memória interna de computadores ou smartphones. 

Além disso, essa plataforma também apresenta uma função de compartilhamento de arquivos e pastas, permitindo convidar outras pessoas para visualizar, baixar ou editar documentos. 

4. Evernote

O Evermore é uma plataforma de anotações que auxilia os advogados na organização de ideias, documentos e tarefas. 

Essa ferramenta proporciona diversas funcionalidades aos profissionais do direito, incluindo: 

  • Criação de notas e de listas de verificação;
  • Inserção de imagens nas notas;
  • Digitalização dos cartões de visitas; 
  • Sincronização de contas; 
  • obtenção de informações de diferentes formatos. 

5. Pipefy

O Pipefy é uma ferramenta de gestão de processos que permite automatizar fluxos de trabalho, abrangendo estratégias de marketing, gerenciamento administrativo e gestão de equipe. 

Sendo assim, os advogados podem criar e gerenciar processos jurídicos de forma mais eficiente, definindo etapas e atribuindo responsabilidades, o que ajuda a garantir o cumprimento das funções no prazo estipulado. 

6. Pocket

O Pocket, antigo “Read it later’’, consiste em um aplicativo de leitura que permite salvar artigos e conteúdos da web para ler posteriormente. 

Esse recursos é especialmente útil para advogados que desejam acompanhar notícias e tendências do setor , permitindo que eles se mantenham atualizados sobre novas legislações e práticas. 

7. Advogado correspondente

O Advogado correspondente é um recursos que conecta advogados a profissionais correspondentes, facilitando a realização de diligências e a representação em diferentes localidades. 

Essa ferramenta é essencial para escritórios que atendem clientes em diversas regiões, uma vez que permite uma rede de colaboração eficiente. Além disso, atua na redução de custos de assessoria à prática jurídica.

8. Feedly

O Feedly consiste em um aplicativo de notícias que ajuda os advogados a seguir publicações e blogs relevantes para a área jurídica. 

Com a capacidade de organizar conteúdos por categorias, os advogados podem acompanhar as últimas atualizações e insights, melhorando sua pesquisa e conhecimento de mercado. 

9. Scanner Pro

O Scanner Pro é um aplicativo que transforma smartphones em scanners portáteis, permitindo digitalizar documentos de forma rápida e prática, transformando a imagem em um arquivo PDF. 

Essa ferramenta é especialmente útil para advogados que precisam digitalizar contratos, petições e outros documentos, facilitando, com isso, o armazenamento e o envio. 

10. Vade Mecum online

O Vade Mecum Online oferece acesso à legislação de forma digital, permitindo consultar leis e regulamentos com frequência, garantindo acesso rápido à informação legislativa necessária para a prática.  

11. DocuSign

O DocuSign é uma solução para a assinatura eletrônica de documentos, tornando o processo de formalização de contratos de forma ágil e segura.  

Assim, com a possibilidade de assinar documentos de qualquer lugar, os advogados podem economizar tempo e evitar o deslocamento para outros locais para a obtenção de assinaturas. 

12. E-DOU

Por fim, o E-DOU é um portal digital que permite acessar o Diário Oficial da União em suas instâncias nacional, estadual e municipal. 

Nesse sentido, os advogados podem consultar publicações relevantes, a exemplo de decisões judiciais e normativas. 

Dessa forma, o acesso digital ao Diário da União Oficial é uma forma eficaz do advogado manter-se atualizado sobre as novas legislações e atos administrativos que impactam o exercício da advocacia.

Juliana Kaíza

Analista de SEO - Formada em Publicidade e Propaganda.