Impulsione seus resultados com a análise precisa de Receita Bruta!

A receita bruta é um indicador financeiro que representa as vendas totais ou serviços prestados por uma empresa em um determinado período, antes que qualquer dedução seja realizada, a exemplos de descontos, impostos e devolução. 

Nesse viés, possibilita a compreensão do desempenho financeiro da organização, possibilitando que medidas sejam tomadas para impulsionar os resultados empresariais. 

Nos próximos tópicos, iremos explorar um pouco mais sobre esse assunto, destacando a importância, as deduções e como realizar o cálculo da Receita Bruta. 

O que é Receita Bruta? 

A receita bruta refere-se à quantia total gerada por uma empresa, por intermédio da comercialização de seus produtos ou serviços, isto é, aposta o faturamento da organização em um período de tempo específico. 

Nesse sentido, ao analisar as demonstrações  e os relatórios da receita bruta, a empresa é capaz de compreender o desempenho financeiro do negócio e, a partir disso, verificar as atividades que estão trazendo resultados satisfatórios. 

Ao mesmo tempo, possibilita identificar os produtos com um baixo desempenho no mercado e, com isso, propor estratégias mais eficazes para reverter esse cenário e aumentar o faturamento empresarial. 

Quais as deduções da Receita Bruta? 

As deduções da receita bruta incluem devoluções, descontos e tributos incidentes sobre a comercialização. Sendo assim, abrange os seguintes impostos: 

  • Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI): consiste em um tributo de ordem federal que incide sobre as mercadorias do setor industrial;
  • Imposto Sobre Serviços (ISS): imposto municipal relacionado a atividades prestadas por organizações empresariais e profissionais autônomos;
  • Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS): tributo que incide sobre a movimentação de produtos e serviços de transporte interestadual ou intermunicipal. 

Qual a diferença entre Receita Bruta e Receita Líquida?

A receita bruta e a receita líquida consistem em dois conceitos cruciais na contabilidade e na análise do desempenho financeiro. No entanto, apesar de estarem diretamente conectadas, apresentam diferenças significativas. 

Nesse sentido, enquanto a receita bruta evidencia o valor total adquirido por uma empresa com as suas atividades comerciais, a receita líquida demonstra o lucro adquirido pela companhia após deduções

Além disso, a receita bruta é um parâmetro para as empresas, haja vista que permite analisar o desempenho das vendas, bem como as estratégias utilizadas pela equipe comercial na promoção dos produtos ou serviços. 

A receita líquida, por sua vez, possibilita o entendimento das despesas da companhia. Dessa maneira, caso a receita bruta e a receita líquida estejam elevadas, os custos da empresa estão baixos. 

Qual a Importância da Receita Bruta? 

Com os dados extraídos da receita bruta, as empresas são capazes de identificar as atividades que estão gerando lucros e prejuízos e, com isso, analisar a eficácia das estratégias de vendas da organização. 

Nesse sentido, a receita bruta auxilia as empresas na preparação para questões de sazonalidade, haja vista que abrange informações do processo de vendas. 

Adicionalmente, com as informações de sazonalidade, as empresas são capazes de efetuar o planejamento de venda e da aquisição de matéria-prima.

Além disso, a partir das informações coletadas nos relatórios, a empresa é capaz de realizar um planejamento de contratações, uma vez que é possível identificar os períodos de maior atividade comercial. 

Como calcular a Receita Bruta?

O cálculo da receita bruta é essencial para entender o desempenho financeiro de um negócio, ou seja, permite identificar o valor arrecadado com os produtos ou serviços promovidos por uma empresa.

Nesse sentido, para realizar esse cálculo, é preciso multiplicar o valor unitário de cada mercadoria pelo volume de produtos vendidos em determinado período de tempo. 

Dessa maneira, esse cálculo pode ser representado na seguinte fórmula: 

Receita Bruta = Valor do produto ou serviço vendido x Quantidade vendida

Por exemplo, uma livraria vende 200 livros por um valor de R$30,00. Sendo assim, a receita bruta com a venda dos livros seria de R$ 6000,00.

Juliana Kaíza

Analista de SEO - Formada em Publicidade e Propaganda.