Você já parou para pensar como os sites B2B estão transformando a forma como as empresas fazem negócios entre si? Eles são desenvolvidos especialmente para facilitar as interações entre empresas, sejam elas fornecedoras ou clientes.
Esses portais servem como um cartão de visitas online, além de atuarem como ferramentas para aumentar a visibilidade, gerar leads, simplificar processos de compra e fortalecer relações comerciais.
Hoje, ter uma presença digital não é mais um diferencial, e sim uma necessidade. E um bom site B2B pode ser o centro de toda essa estratégia.
Vamos falar mais sobre como isso funciona e como aplicar no seu nicho!
O que são Sites B2B?
Sites B2B são meios projetados para facilitar interações comerciais entre empresas.
Ao contrário de sites voltados ao consumidor final (B2C), esses portais são criados para atender às necessidades de negócios, como processos de compras em grande escala, comunicação direta e qualificação de leads.
Um exemplo claro pode ser uma empresa de tecnologia que utiliza seu site para oferecer soluções sob demanda para outras companhias, permitindo a personalização de serviços e orçamentos em tempo real.
Negócios que priorizam essa presença digital conseguem se posicionar melhor, ampliar sua carteira de clientes e criar uma experiência mais fluida.
Qual a importância dos Sites B2B para o seu negócio?
Além de funcionar como uma vitrine, os sites permitem a automação de diversas tarefas, economizando tempo e facilitando o atendimento de potenciais leads.
Negócios que desenvolvem sua presença online, conseguem se destacar no mercado, oferecendo soluções práticas e que resolvam os desafios dos clientes.
Trouxemos alguns dados relacionados a jornada de compra B2B para reforçar a importância dos sites para empresas:
- 86% dos compradores estão dispostos a pagar mais por experiências positivas;
- 77% dos compradores B2B estão conduzindo análises de ROI antes de tomar uma decisão de compra;
- 75% estão usando mais fontes de informações para pesquisa e avaliação;
- 46% dos compradores vão deixar o site por falta de mensagem clara;
- 37% vão deixar o site por design ou navegação ruins.
Os dados acima, foram retirados de pesquisas da Gartner, Blue Corona, Demand Gen Report e PCW.
Os números podem ajudar você a entender melhor esse cenário e criar um site B2B que ofereça uma experiência positiva, com informações claras e navegação fluida com informações completas.
Com isso, você amplia sua base de clientes e oferece uma experiência mais profissional aos seus visitantes.
Como criar um Site B2B para a sua marca?
Criar um site B2B para a sua marca envolve mais do que apenas colocar uma página na internet.
É um processo que pode afetar diretamente os resultados da sua empresa, especialmente quando o foco é oferecer uma experiência agradável para outras empresas.
Veja abaixo alguns passos para desenvolver um site B2B:
1. Defina o objetivo do site
Antes de mais nada, é preciso entender qual será a principal função do seu site.
Ele servirá como um gerador de leads B2B? Facilitar o contato com clientes? Oferecer informações detalhadas sobre seus serviços? Ou todos esses pontos juntos? A clareza nos objetivos ajudará a definir a estrutura e o conteúdo do site.
2. Escolha a hospedagem e domínio
A escolha de uma boa hospedagem serve para garantir que o site esteja sempre acessível e tenha um bom desempenho. Caso contrário, o site pode sofrer quedas constantes, devido ao fluxo de visitas recebidas.
HostGator, Locaweb e KingHost costumam ser boas e confiáveis opções.
Um domínio fácil de lembrar para o seu nicho também ajuda a fortalecer sua marca. Escolha nomes relacionados ao seu mercado de atuação. Tenha cuidado para não relacionar o pessoal com o profissional.
Também é importante verificar se o domínio possui registro, e caso não tenha, providencie o mais rápido possível.
3. Inclua informações completas sobre o negócio
Os visitantes precisam entender rapidamente o que sua empresa faz e como ela pode ajudar. Informações como a missão, visão, valores e uma descrição clara dos serviços oferecidos devem estar acessíveis logo na página inicial.
4. Crie uma página de serviços
Além de incluir informações sobre o negócio, invista em uma página dedicada aos serviços.
Isso permite que as empresas entendam exatamente o que você oferece. Descreva seus serviços de forma clara e objetiva, destacando os diferenciais e benefícios.
5. Faça um design atrativo
Lembra que citamos que 37% dos usuários deixam o site por design ou experiência ruins? Aqui entra essa importância.
O design do site B2B deve ser intuitivo, moderno e compatível com a identidade visual da sua empresa. Lembre-se de que a primeira impressão conta muito, especialmente no ambiente digital.
6. Otimize para SEO
Sem uma estratégia de SEO, o seu site pode passar despercebido. Certifique-se de que ele seja otimizado para os motores de busca, utilizando palavras-chave estratégicas e uma estrutura de conteúdo clara e bem organizada.
7. Faça testes de usabilidade
Uma boa experiência do usuário inclui testes de usabilidade para garantir que o site seja fácil de navegar e que as informações estejam acessíveis. Teste links, tempo de carregamento, tamanho de imagens, cores, contraste etc.
Uma dica é usar sites de referência que você tenha para criar um norte no que deseja ser aplicado no seu.
8. Crie conteúdo de valor
O marketing de conteúdo é uma estratégia poderosa para ser usada no seu site. Artigos de blog, materiais ricos ou vídeos que abordem temas relevantes para o seu público podem atrair visitantes e estabelecer sua empresa como referência no setor.
O conteúdo B2B certo chama a atenção de decisores e influenciadores, atraindo o público que tem interesse nas suas soluções.
9. Interligue com outras redes
Certifique-se de que o seu site está integrado com suas redes sociais e outras plataformas. Isso facilita a comunicação com seus clientes e mantém sua marca presente em diversos canais.
Erros comuns na criação de um Site B2B
Agora que já mostramos como criar um site, vamos citar alguns erros que precisam ser evitados nessa construção e podem comprometer a funcionalidade do seu projeto.
- Navegação confusa ou complexa;
- Design não responsivo para dispositivos móveis;
- Conteúdo desatualizado ou irrelevante para seu mercado alvo;
- Ignorar a importância da segurança do site;
- Velocidade de carregamento lenta das páginas;
- Não incluir chamadas para ação (CTAs) claras.
Ao evitar esses erros e focar em uma abordagem centrada no cliente, você fortalece a presença online da sua marca e a relação com seus parceiros de negócios.
Um site funcional pode ser um dos maiores ativos da sua empresa, resultando em eficiência e credibilidade no mundo dos negócios.