Telemarketing: a comunicação estratégica para prospectar clientes!

O telemarketing é uma estratégia de comunicação amplamente empregada por empresas de diversos setores para promover produtos ou serviços e garantir interações comerciais com clientes. 

Nesse viés, consiste em uma forma direta de alcançar o público-alvo por meio de chamadas telefônicas, o que garante uma abordagem personalizada e interativa com os consumidores. 

Ao longo do texto, iremos apresentar as principais informações sobre o telemarketing, incluindo suas vantagens, desvantagens e dicas para melhorar essa estratégia. 

O que é Telemarketing?

O Telemarketing refere-se a uma estratégia de marketing pautada na utilização de telefones para prospecção de clientes, por meio da oferta de produtos ou serviços de relevância para os consumidores. 

Nesse sentido, além de promover produtos ou serviços, essa estratégia de marketing também pode ser empregada para obter informações dos clientes, a exemplo de feedbacks da compra, perspectivas e preferências dos consumidores. 

Dessa forma, o Telemarketing é uma ferramenta que permite não apenas aumentar a base de clientes da empresa, mas também recolher informações para melhorar a experiência dos consumidores com a marca. 

Tipos de Telemarketing

Os call centers são compostos por dois tipos distintos de telemarketing. Confira quais são eles, logo abaixo:  

Ativo

O telemarketing ativo consiste na abordagem ao cliente pela própria equipe de vendas. Nesse contexto, os operadores de telemarketing ligam para os consumidores para vender, cobrar ou realizar uma pesquisa, por exemplo. 

Além disso, também pode ser empregado no marketing de relacionamento para analisar as dúvidas dos consumidores sobre os produtos, recolher as informações sobre os serviços e intensificar os laços entre a marca e seus clientes. 

Receptivo

O telemarketing receptivo, por sua vez, é orientado para receber as reclamações e ideias dos consumidores. 

Por conta disso,  é amplamente utilizado pelos setores de Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), vendas e suporte técnico, por exemplo. 

Assim, é fundamental que os operadores de telemarketing estejam preparados para atender as solicitações e oferecer soluções eficazes, o que favorece a fidelização de clientes

Vantagens do Telemarketing

Diversas vantagens podem ser associadas aos telemarketing, como: 

1. Abordagem impessoal e interativa 

No telemarketing, é possível promover uma abordagem impessoal associada a uma comunicação mais interativa

Nesse sentido, os atendentes buscam persuadir os clientes a adquirirem os produtos ou serviços adquiridos de forma empática e pouco invasiva. 

Assim, em decorrência do atendimento respeitoso, os clientes se sentem mais interessados em comprar as soluções oferecidas. 

2. Coleta de informações relevantes 

Em decorrência da comunicação ocorrer por telefone, o processo de coleta de informação é mais rápido e eficaz. Além disso, os atendentes podem retornar a gravação para conferir os dados coletados. 

3. Vendas mais rápidas 

O telemarketing é pautado na abordagem de vendas ágeis. 

Assim, para otimizar o atendimento ao cliente, o tempo para a apresentação da solução, retirada de dúvidas e convencimento dos clientes deve ser o mínimo possível. 

4. Orçamento reduzido

O custo para a implementação do serviço de telemarketing em uma empresa é reduzido, visto que envolve a contratação de atendentes e o treinamento da equipe. 

Dessa forma, não é preciso apresentar um orçamento elevado, pois os custos abrangem o pagamento dos salários, oferecimento de comissões e cursos de treinamento para os funcionários. 

5. Otimização da experiência dos consumidores 

Os operadores de telemarketing passam por treinamentos para proporcionar um atendimento de qualidade aos consumidores. 

Assim, ao conduzir o atendimento de forma educada, prestativa e eficiente, é possível proporcionar uma experiência de compra positiva para os clientes. 

6. Atendimento padronizados 

No telemarketing, as abordagens seguem um roteiro padronizado, a fim de orientar os operadores a proporcionar atendimentos de qualidade e, em certa medida, semelhantes. 

7. Rapidez na solução de produtos 

Os recursos automatizados de auto atendimentos e respostas audíveis permitem que os clientes sejam direcionados instantaneamente para o departamento mais apropriado, economizando tempo dos envolvidos. 

Desvantagens do Telemarketing

Apesar do telemarketing ser uma vantajosa estratégia para as empresas, em decorrência da agilidade, baixo custo e facilidade, há aspectos que precisam ser analisados. 

Primeiramente, é preciso considerar a má reputação do serviço. Por ser uma prática que necessita de ligações telefônicas, é comum que as pessoas considerem esse serviço inconveniente. 

Por conta disso, muitos operadores de telemarketing não conseguem concluir o seu trabalho e, muitas das vezes, não são atendidos. 

Além disso, também é preciso pontuar a falta de familiaridade dos atendentes com o serviço oferecido. Normalmente, esse serviço é realizado por profissionais terceirizados, os quais fornecem informações superficiais sobre a empresa. 

Dessa maneira, o conhecimento reduzido de tais profissionais afeta diretamente a decisão de compra dos consumidores.  

Como melhorar a estratégia de Telemarketing?

Confira, logo abaixo, algumas dicas para melhorar a estratégia de Telemarketing nas empresas. 

Tenha um roteiro

A elaboração de um roteiro para a abordagem de vendas é fundamental para uma prospecção ativa dos clientes  de forma adequada.

Sendo assim, com um guia em mãos, os operadores de telemarketing conseguem apresentar a proposta de maneira mais direcionada e eficiente. 

Saiba ouvir

Ouvir abertamente os clientes é fundamental para conduzir um atendimento eficaz. 

Nesse sentido, as empresas devem proporcionar treinamentos aos atendentes para que eles consigam estabelecer um diálogo com os clientes, pautado na apresentação da proposta e escuta das necessidades dos consumidores

Segmente clientes

A segmentação de clientes é essencial para um atendimento mais personalizado e eficaz. A partir disso, os operadores de telemarketing conseguem oferecer produtos ou serviços compatíveis com as necessidades dos consumidores.  

Prepare a equipe

A capacitação é o ponto-chave do telemarketing, pois permite desenvolver as habilidades de comunicação e negociação do profissional. 

Dessa forma, os profissionais, além de demonstrar um conhecimento abrangente sobre a empresa e suas soluções, devem promover um atendimento empático aos clientes.

Saiba aceitar o “não”

A equipe de telemarketing precisa compreender os limites estabelecidos pelos clientes. Sendo assim, não se deve insistir em uma venda que não faz sentido para os consumidores. Dessa maneira, é importante abordar e nutrir os leads com ofertas mais compatíveis com suas necessidades, o que aumenta as chances de conversão.

Juliana Kaíza

Analista de SEO - Formada em Publicidade e Propaganda.