O tráfego pago para advogados é uma estratégia fundamental para os profissionais que desejam alcançar um público específico e qualificado por intermédio de anúncios promovidos no espaço digital.
Nesse viés, em um mercado altamente competitivo, o uso de plataformas de anúncios, como as redes sociais, oferece uma maneira eficaz de destacar serviços jurídicos e conquistar clientes em potencial.
Dessa maneira, nos próximos tópicos exploraremos a importância das publicidades para os advogados, bem como as normas éticas impostas pela OAB para a divulgação de anúncios online.
O que é Tráfego Pago para Advogados?
O tráfego pago na advocacia consiste na divulgação de anúncios nas plataformas digitais, a fim de impulsionar as visualizações das páginas da web ou perfil nas redes sociais dos advogados ou dos escritórios de advocacia.
Nesse contexto, os profissionais devem contar com uma plataforma especializada em tráfego pago, a exemplo do Google Ads, a fim de ampliar o alcance dos anúncios e garantir a conformidade com o Código de Ética e Disciplina da OAB.
Dessa forma, ao promover seus serviços, os profissionais do ramo da advocacia buscam um público específico que necessita de assistência jurídica, impulsionando, assim, a taxa de conversão de leads em clientes.
Por que os advogados devem investir em Tráfego Pago?
Os advogados, assumindo um trabalho que frequentemente apoia clientes em situações críticas e decisivas, demandam de uma estratégia de marketing digital que seja bem direcionada e apoiada nos princípios da empatia.
Nesse sentido, a utilização de tráfego pago possibilita alcançar indivíduos que estão em busca ativa de assistência jurídica, evidenciando suas soluções justamente no momento em que precisam.
Ademais, a capacidade de segmentar campanhas para o público-alvo possibilita que os advogados se aproximem das pessoas que necessitam de um amparo jurídico.
Quais os limites éticos para a utilização de Tráfego Pago na Advocacia?
As estratégias de tráfego pago orientadas à divulgação de escritórios de advocacia têm ganhado um espaço significativo, haja vista que, além de ampliar a base de clientes, aumenta a visibilidade digital dos profissionais dessa área.
No entanto, para a promoção dos anúncios, é fundamental seguir as normas impostas pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a fim de garantir uma participação ética e responsável no ambiente online.
Regulamentação da publicidade na advocacia
Segundo o artigo 39 do Código de Ética e Disciplina da OAB, a publicidade de escritórios e advogados deve ser promovida de forma discreta e informativa, sem caracterizar a mercantilização do ofício.
Além disso, as divulgações devem ser isentas de conceitos sensacionalistas e termos que podem ser entendidos como uma tentativa de atrair novos clientes.
Limitações impostas perante o Tráfego Pago
A OAB autoriza o uso do tráfego pago para a promoção de anúncios. No entanto, as divulgações nas plataformas digitais devem estar alinhadas aos princípios do Código de Ética e Disciplina.
Nesse sentido, é imprescindível elaborar os anúncios com responsabilidade, concentrando-se na informação, ou seja, na transmissão concisa das competências dos advogados e nos serviços ofertados por eles.
Quais são os tipos de Tráfego Online?
Existem variados modelos de tráfego online que podem ser utilizados em estratégias de marketing digital. Confira, logo abaixo, quais são eles:
- Tráfego Direto: demonstra reconhecimento da marca, haja vista que os sites dos escritórios e advogados são acessados de forma direta pelos usuários;
- Tráfego Orgânico: representa a autoridade na internet, sendo fundamental para advogados se posicionarem como parâmetros em seus setores de atividade;
- Tráfego Pago: crucial para atingir rapidamente os clientes em potencial que estão em busca ativa de determinados serviços jurídicos;
- Tráfego de Referência: fortalece a credibilidade por meio de recomendações e colaborações com outros profissionais ou sites.
Quais as vantagens de investir em Tráfego Pago para Advogados?
Investir em tráfego pago pode trazer diversas vantagens para os advogados, incluindo:
Não requer um conhecimento avançado
O Search Engine Optimization (SEO) consiste em métodos avançados que possibilitam a otimização de um site para impulsionar suas soluções nos recursos de busca.
No entanto, como o SEO requer um conhecimento mais aprofundado, investir em tráfego pago é uma excelente opção, pois apresenta uma configuração mais simples de funcionamento.
Não necessita de uma equipe de marketing
Ao contrário do tráfego orgânico, o tráfego pago não requer a contratação de um time de marketing.
Nesse sentido, apesar de uma equipe de marketing impulsionar os resultados dos negócios, é possível desenvolver e gerenciar anúncios por conta própria, caso o orçamento não permita essa contratação.
Investimento reduzido
Há diversos canais disponíveis para investir em tráfego pago e, ao contrário do senso comum, é possível iniciar o investimento com um valor reduzido.
Quando comparado aos anúncios offline, a publicidade online oferece vantagens significativas.
Quais são os canais de Tráfego Pago para Advogados?
Para promover o tráfego pago é fundamental compreender quais plataformas permitem a divulgação dos anúncios. Nesse sentido, confira os principais ferramentas de tráfego pago:
Google Ads
Atualmente, o Google Ads é uma plataforma do Google amplamente empregada, uma vez que apresenta um elevado potencial de acesso nos mecanismos de busca.
Assim, ao utilizar essa plataforma, informações relevantes sobre seu escritório serão divulgadas no Google, bem como em sites parceiros.
Facebook Ads
Além de possibilitar a divulgação de anúncios no Facebook, o Facebook Ads também permite a promoção de anúncios no Instagram.
Nesse sentido, essa ferramenta possibilita a segmentação do público, isto é, uma parcela específica com elevado potencial de adesão à oferta receberá os anúncios promovidos pela plataforma.
Youtube Ads
O Youtube Ads permite que as soluções do escritório sejam divulgadas nos vídeos da interface. Nesse sentido, o anúncio deve ser criativo, a fim de manter a atenção dos usuários e proporcionar um engajamento emocional mais eficaz.
Instagram Ads
O Instagram Ads é indicado para os advogados que procuram promover seus serviços diretamente na plataforma, podendo ser através de fotos ou vídeos.
Essa ferramenta possibilita a segmentação dos anúncios para alcançar o público-alvo.
LinkedIn Ads
O LinkedIn Ads é uma plataforma indicada para a captação de clientes jurídicos. Nesse sentido, essa plataforma possibilita que as divulgações sejam direcionadas aos CEOs, gerentes ou diretores empresariais.
Dicas para iniciar o Tráfego Pago para Advogados
Após compreender a importância do tráfego pago para advogados, confira algumas dicas para impulsionar os anúncios no meio digital:
1. Entenda as necessidades dos clientes em potencial
Ao estruturar um anúncio, é fundamental compreender as necessidades dos clientes em potencial, a fim de propor ações para solucionar os problemas apresentados por eles.
2. Promova anúncios verdadeiros e informativos
Os anúncios devem ser objetivos e informativos. Nesse sentido, ao criar os anúncios, procure respeitar as normas impostas pelas OAB e elabore as propostas claras, atraentes e relevantes para o público-alvo.
3. Escolha as plataforma adequadas
Selecione as plataformas de anúncios que mais se alinham com seu público e objetivo. O Google Ads é eficaz para capturar buscas ativas, enquanto o Instagram e LinkedIn permitem segmentações precisas.
4. Estude sobre neuromarketing
Com as restrições dos advogados para a criação de anúncios, o neuromarketing é um recurso que auxilia na criação de campanhas criativas e eficazes.
Nesse contexto, Philip Kotler, especialista no setor de marketing, destaca a importância da compreensão das vontades e preocupações dos consumidores ao estruturar uma campanha.
Sendo assim, entender o tráfego pago orientado para a advocacia consiste na primeira etapa para a prospecção de novos clientes. Dessa forma, desenvolver uma estratégia de marketing para o seu escritório não só contribui para a aquisição de novos clientes, como também permite fidelizar a base de clientes do escritório.